[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O III Seminário do Programa Saúde na Escola, que termina nesta terça-feira, 19, iniciou os trabalhos da manhã com um colóquio que discutiu temas como alimentação saudável e atividade física, tabagismo, preservação ambiental, dentre outros. A partir das 14h acontecerão apresentações de experiências exitosas desenvolvidas por escolas e unidades de saúde.  O evento, que teve início na última segunda-feira, 18, no CIC, é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), com o objetivo de divulgar nesses dois dias as ações de saúde realizadas nas escolas públicas.

A professora Gilvânia Azevedo, coordenadora do Programa Saúde na Escola pela Seed,  destacou a importância do seminário. “Essa é a oportunidade de sensibilizar ainda mais educadores e a sociedade em geral da importância do Programa Saúde na Escola, que promove no ambiente escolar palestras, oficinas, atividades lúdicas, ações de saúde bucal e de prevenção de DST/Aids,  informando e contribuindo ainda mais para a formação da cidadania”, disse a professora.

No primeiro dia do Seminário do Programa Saúde na Escola foi realizada uma conferência que abordou o tema Construindo territórios saudáveis para promover saúde na escola. Neste mesmo dia foi realizada uma mesa-redonda com o tema Doenças crônicas e agravos não transmissíveis na infância e adolescência.

Um dos palestrantes do evento, Jorge Harada, da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo (SP), refletiu sobre o tema Meio Ambiente e Saúde Escolar. “A abordagem no contexto atual entende o meio ambiente como um espaço vivo que envolve desde aspectos econômicos a aspectos culturais de um povo. Existe hoje todo um trabalho interdisciplinar que deve ser levado à escola, pois oportuniza ao aluno transformar a sua comunidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida a todos”, disse Harada.

Pausa para relaxar

A Secretaria de Estado de Educação montou um estande do Programa Qualivida, que ofereceu aos participantes do evento uma sessão de massagem e distribuiu panfletos com orientações para uma melhor qualidade de vida. “Além de ficarmos a par das ações da saúde nas escolas temos uma pausa para relaxar com uma sessão de massagem. Foi uma excelente iniciativa da Seed”, afirmou Edicarlos da Conceição, tradutor de Libras da Seed.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.