[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dezenas de delegados e conselheiros do Orçamento Participativo estiveram reunidos na manhã do último sábado, dia 28, na escola Presidente Vargas, no Seminário sobre Gestão Participativa, que teve como tema principal: “Participação do cidadão na gestão democrática”. O evento foi coordenado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Extraordinária de Participação Popular.
O objetivo desse seminário foi possibilitar às lideranças comunitárias, subsídios que os levem a compreender o modelo de gestão participativa e qualificá-los para que acompanhem, sugiram e consolidem as ações do programa. Desde que foi implantado, a Prefeitura de Aracaju tem procurado oferecer aos representantes das comunidades todo o preparo necessário para o exercício do papel, já que são eles os principais elos entre povo e poder público.
Durante o seminário foram abordados os temas: “Democracia e Cidadania”, apresentado pelo professor da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Sergipe, Luis Alberto Santos; “Descentralização Administrativa e Participação Popular”, por Lúcia Falcón, secretária municipal de Planejamento e “O papel do OP no processo de modernização administrativa”, apresentado pelo secretário municipal de Administração, José de Oliveira Júnior.
O secretário de Participação Popular, Márcio Macedo, disse que é pretensão da Prefeitura de Aracaju mostrar aos delegados o quanto cada aracajuano pode ganhar com a realização desse processo, seja no aspecto político social, social, como na própria economia, além de proporcionar uma visão geral da comunidade. “Este seminário visa qualificar as lideranças comunitárias”, frisou.

Seminários

Ainda este ano, a Secretaria de Participação Popular realizará mais dois seminários, um no mês de outubro e outro em novembro. O primeiro abordará “Instrumento de Controle”, no qual serão discutidos temas como: Orçamento público, Lei de Responsabilidade Fiscal, execução orçamentária e licitação pública.
No seminário do mês de novembro, os delegados debaterão a importância do Conselho Municipal do Orçamento Participativo, que é composto por 30 delegados do OP, sendo 15 das comunidades e 15 da administração municipal.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.