[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Assistentes sociais e psicólogas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) participaram na manhã de hoje, quarta-feira, do Seminário ‘A Intersetorialidade na Atenção ao Idoso Vítima de Violência’. O encontro teve como principal objetivo integrar a Semasc e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Ministério Público (MP) e a Delegacia de Grupos Vulneráveis, para discutirem e ampliarem as atividades realizadas na proteção ao idoso.

A diretora da Assistência Social da Semasc, Edvaneide Souza Paes Lima, representou a secretária Municipal da Assistência Social, Rosária Rabêlo, e falou da importância do encontro. “Gostaria de primeiramente saudar em nome da secretária Rosária Rabêlo, as assistentes sociais e psicólogas e destacar que estamos muito felizes em dar seqüência a este segundo momento de integração entre as secretarias de Assistência e de Saúde para melhor defender o idoso”, ressaltou a diretora.

Durante toda manhã, foram realizadas palestras e debates sobre temas relacionados ao idoso. Todos os representantes dos órgãos estiveram lado a lado e proferiram palestras sobre as problemáticas e as ações desenvolvidas em cada setor sobre o tema. O representante da SMS abordou o tema ‘O Papel da Secretaria Municipal de Saúde na Atenção ao Idoso Vítima de Violência’. As ações desenvolvidas pela Semasc foram expostas pela assistente social e diretora de Proteção Especial Básica, Yolanda Oliveira, desenvolvendo o tema ‘O Papel da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania na Atenção ao Idoso Vítima de Violência’. Já o MP apresentou as ações que são desenvolvidas pelo órgão para coibir a prática de violência contra o idoso.

Para a equipe técnica da Semasc, esta foi mais uma oportunidade de intercâmbio para melhor realizar as atividades relacionadas ao idoso, sabendo da competência e responsabilidade de outros órgãos que também realizam a proteção à pessoa idosa. “É uma oportunidade muito importante, tanto para atualização, quanto para conhecer melhor a rede de atendimento ao idoso, para conhecer também quem pode nos ajudar e a quem recorrer quando necessitarmos de ajuda. Além disso, é muito importante a questão da integração e capacitação”, explicou a assistente social e diretora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, Sandra Angélica de Jesus Santos.

A Psicóloga do Cras Dom Luciano Cabral Duarte, localizado no conjunto João Paulo II, Íris Barreto Sampaio, também ressaltou a importância do encontro. “Oportunidade fundamental, porque nós trabalhamos diariamente em parceria e é necessário esse intercâmbio para sabermos o que as outras secretarias estão realizando e mostrar o que nós estamos fazendo, para juntos trabalharmos visando melhorar nosso atendimento, sempre pensando no idoso”, ressaltou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.