[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No dia 21 de setembro, Aracaju sedia o 1° Seminário Nordeste de Práticas de Mediação de Leitura. Realizado pelo Instituto Alexsandro Alcino e Instituto C&A de Desenvolvimento Social, através do Projeto Pequenos Poetas/Programa Prazer em Ler, o evento conta ainda com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Sociedade Semear, Faculdade Atlântico e Editora Cortez e deve reunir cerca de 250 instituições do terceiro setor em Sergipe, durante todo o dia, no auditório da Sociedade Semear.

“A intenção do seminário é ensejar o intercâmbio de relevantes experiências de promoção da Leitura do Programa Prazer em Ler, desenvolvidas em diversos Estados da região Nordeste. Propomos um espaço de interlocução, que não se resume a um encontro de pessoas ou de idéias, mas, acima de tudo, um encontro de ideais”, disse Edsalba Gabriel Peixoto da Silva, coordenadora geral do Projeto Pequenos Poetas em Sergipe.

O evento faz parte das comemorações dos aniversários de 15 anos do Instituto C&A e 20 anos do Instituto Alexsandro Alcino e oportunizará momentos agradáveis de reflexão e encantamento que só a leitura proporciona.

Com o tema “Opção pela leitura, opção pela cidadania”, o seminário vai contar com quatro mesas-redondas e a participação de diversas entidades, como Ministério Público e Conselho Estadual de Direitos Humanos, e de dois dos maiores escritores da literatura Infanto-Juvenil, Edson Gabriel Garcia e Antônio Gil Neto, que lançarão seus livros em Aracaju.

Instituto Alexsandro Alcino

Depois de perder dois filhos tragicamente, o casal Paulo e Teresinha Porto resolveu homenageá-los e montaram uma casa para amparar crianças órfãs. A instituição, que começou como um orfanato, há 20 anos, hoje, atende diretamente a mais de 400 crianças do bairro Santa Maria e adjacências, nos dois turnos do dia, oferecendo da educação infantil à 4ª série do ensino fundamental. “Como há uma política nacional de desativação de orfanatos, desativamos o nosso e passamos a atender às crianças de outra forma”, disse Paulo Porto. “Nosso trabalho se estende à comunidade, com inúmeras atividades, disponibilizando a sala de informática e outros serviços”, acrescentou.

Instituto C&A de Desenvolvimento Social

“Atuando em Aracaju, há mais de oito anos, o Insituto C&A já apoiou diversas organizações parceiras, como o Lar de Zizi, o Externato São Francisco de Assis e Creche Terezinha Meira. Há três anos, é parcerio do Instituto Alexsandro Alcino, apoiando o Projeto Pequenos Poetas, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e disseminando ações de promoção da leitura, transformando a realidade das comunidades do bairro Santa Maria, Marivan, Prainha, Ponta da Asa, Povoados Caipe Novo e Velho, Morro do Avião, além dos Conjuntos Padre Pedro e Valadares onde atua”, explicou Edsalba Gabriel. “O Projeto Pequenos Poetas conta com o protagonismo dos voluntários do Instituto C&A, que dinamizam as atividades da Tenda Itinerante da Leitura, A Mala do Mascate Leitor, o Trenzinho da Leitura, a Arca do Tesouro, dentre outras, para felicidade geral das nossas crianças da região, indo além dos muros da escola, integrando família e comunidade no universo da leitura”, reforçou a coordenadora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.