[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Aperfeiçoar a resolutividade e diminuir o tempo de espera nas filas dos prontos-socorros dos hospitais do Estado. Foram estes os enfoques do Seminário de Estratégias – a fim de melhorar os serviços das Urgências e Emergências – realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na noite da última quinta-feira, 18, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
 
Voltado para médicos e enfermeiros que atuam nesses serviços, o evento contou com a palestra de Josep Lluis Veiga, diretor de um dos hospitais do Consórcio Hospitalar da Catalunha (CHC). “São muitas as estratégias para resolver a superlotação dos hospitais. O que procuramos enfocar são os níveis de classificação de risco e a resolução dos pacientes que necessitam de internação”, destacou o palestrante.
 
Ainda segundo Josep Lluis Veiga, o sistema de classificação de risco e a resposta rápida na internação trazem maior resolutividade com mais agilidade. “Nos hospitais da Catalunha temos cinco níveis de classificação de risco e também há uma interação da urgência com os setores de internação e cirurgia, por exemplo, para garantir o leito ao paciente”, afirmou o consultor da SES.
 
Para Edvaldo Santos, superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), a consultoria do CHC vem acrescentar conhecimentos ao SUS. “Uma vez que o Samu é responsável pelo atendimento pré-hospitalar móvel, a melhora nos indicadores do tempo resposta, na qualidade do atendimento nos prontos socorros, é muito positiva. E as experiências apresentadas mostram que Sergipe está no caminho certo para garantir a resolutividade das demandas”.
 
Já a gerente do pronto-socorro do Huse, Maria da Natividade, acredita que a experiência do Consórcio Hospitalar da Catalunha vem para humanizar ainda mais o atendimento de urgência e emergência em Sergipe. “A partir das novas tecnologias apresentadas, vamos fortalecer os conhecimentos que já temos e poder assistir os pacientes de forma a melhorar a qualidade de vida deles”, disse a gerente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.