[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Ao longo dessa quinta-feira, 4, cerca de 300 conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde participam do Seminário de Gestão Participativa promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica e Participativa. A ação acontece no auditório do Centro de Convenções de Aracaju e pretende discutir sobre as legislações, programas e financiamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Através dessa ação, estamos realizando reencontros frequentes e promovendo a atualização do controle social. Hoje, não iremos apenas reproduzir o que cabe aos conselheiros, mas sim, destacar o funcionamento e as diretrizes de todos que compõem o SUS”, disse o diretor da gestão de sistemas da SES, Hélio Fárias.

Ao longo do dia, os participantes debaterão sobre o Decreto nº 7.508/2011, que regulamenta a Lei Orgânica nº 8.080/1990. Além dessa discussão, serão ministradas palestras sobre o Contrato de Ação Pública (CAP), a Política de Atenção Integral aos usuários de álcool e outras drogas (com ênfase no crack) e o Planejamento das ações em saúde dos municípios.
Para a o coordenador de plenária Estadual, Carlos Alberto de Oliveira,  o momento mais aguardado será a discussão sobre a Política de Atenção Integral aos usuários de álcool e outras drogas.
 
“Através de uma política mais efetiva em nosso estado, esperamos reverter essa triste realidade que envolve o consumo de drogas e atinge todo país. Além de ações e promoção e prevenção, precisamos de estratégias de tratamento”, pontuou.

De acordo com o presidente do conselho municipal de Lagarto, José Cícero de Alcântara, o encontro ampliará a percepção crítica dos conselheiros. “Através desse encontro, será possível elaborar e executar uma ação mais dinamizada em cada município” garantiu.
Além desse seminário, a SES preparou outros dois momentos. “Há muitos temas para atualizar e socializar com os conselheiros. Para que possamos aprofundar na discussão, promoveremos mais dois encontros que acontecerão nos dias 08 e 17 de maio”, resumiu o coordenador de Gestão Participativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), José Dias Júnior.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.