Seminário avalia o Pró-Letramento em Sergipe
O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, proferiu uma palestra com o tema ‘Valorização do Professor e a Política de formação continuada na melhoria da qualidade da Escola Pública’, durante o Seminário de Avaliação do Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Pró-Letramento). O evento, que teve início na manhã desta segunda-feira, 9, e terá continuidade nesta terça-feira, 10, está acontecendo no Teatro Lourival Batista.
O professor Lima reafirmou o compromisso do Governo do Estado com uma educação de qualidade que valorize o professor e o aluno. "Apesar de sermos o menor estado do Brasil e de termos uma facilidade de diálogo, temos problemas semelhantes ao de outras unidades da federação. Porém, buscamos formar aqui uma consciência de implantação de uma educação inclusiva que possa atender todos os segmentos da sociedade", reforçou.
"Estamos construindo uma agenda educacional em Sergipe que envolve questões relacionadas ao acesso do aluno à escola e a qualidade do ensino visando, assim, diminuir a repetência e evasão escolar. Para isso estamos nos esforçando para ampliar esse acesso e melhorar as condições de trabalho dos professores", afirmou professor Lima. O secretário acrescentou também a necessidade de ampliação do financiamento e a importância de trabalho conjuntos com os municípios e com o Governo Federal.
"Queremos garantir a permanência do professor em todos os municípios do Estado. Por isso, já tramita na Assembléia Legislativa a Gratificação por Interiorização. Estamos também junto com os professores elaborando um documento relacionado à gestão democrática para que o gestor de cada escola seja alguém com tenha realmente talento e compromisso com a educação." Em relação à qualidade de ensino, o professor Lima reafirmou também à necessidade de uma formação continuada para todos os professores.
Para a coordenadora do Centro de Formação Continuada de Professores da Universidade de Brasília (UNB), Paola Aragão, Sergipe foi um dos estados que mais apoiaram o Pró-Letramento. "Aqui encontramos toda uma estrutura que não acontece em outros estados e essa estrutura está presente em todos os municípios conveniados". O professor Adilson Oliveira do Espírito Santo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), tem a mesma opinião. "O sucesso do Pró-letramento depende muito de uma parceria sólida com as secretárias de educação locais e posso garantir que Sergipe está sendo o melhor estado de se trabalhar", concluiu o professor.
O Seminário de Avaliação do Pró-Letramento terá continuidade com a formação de mesas temáticas, apresentação de trabalhos e uma avaliação geral da coordenação. Já a terça-feira, 10, será dedicada para a apresentação de mais trabalhos dos cursistas e uma avaliação final do programa.
Exposição
Os professores fizeram uma exposição com trabalhos desenvolvidos em suas escolas o que agradou muito ao secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima "Considero os trabalhos dos professores muito bons e devemos fazer o registro de todo esse material e criar um banco de dados e imagens", concluiu o secretário.
Pró-Letramento em números
Na primeira etapa do Pró-Letramento foram formados 30 tutores com um total de 900 cursistas. Na segunda etapa esse número aumentou serão agora 56 tutores para 1.400 cursistas do estado de Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]