[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um conjunto de ações sincronizadas, envolvendo vários órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal, que está promovendo o maior aumento de produtividade proporcional na rizicultura no Estado de Sergipe. Assim pode ser definida a política de incentivo aos agricultores familiares dos perímetros irrigados da região do baixo São Francisco, que teve nesta quarta-feira, 15, mais um momento de importância estratégica com o início da distribuição das 300 toneladas de sementes certificadas que serão distribuídas a mais de 750 produtores de toda a região.

A partir de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, que disponibilizou recursos do Fundo de Pobreza, foram adquiridas as sementes com qualidade certificada, recomendadas pela Emdagro e que oferecem a garantia de germinação em torno de 90%. “Estamos iniciando o processo de distribuição de sementes aos rizicultores, que é uma das estratégias enfatizadas pelo governador Marcelo Déda para apoiar o resgate dessa atividade que, por muitos anos, viveu uma situação de abandono e desestruturação. Aos poucos, estamos resgatando essa dívida com os produtores e já alcançamos resultados notáveis no aumento da produção”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, José Sobral, que acompanhou pessoalmente o início da distribuição.

Segundo ele, também está sendo desenvolvida uma estratégia que visa oferecer a garantia de compra para a safra que será produzida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de toda a ação em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “Esta também é uma ação importante para buscar a garantia de que um preço justo seja pago aos produtores, assegurando a rentabilidade da atividade e, consequentemente, um benefício à qualidade de vida dos trabalhadores com a circulação de mais renda e geração de mais empregos na região”, acrescentou José Sobral.

As sementes distribuídas oferecem a garantia de que o arroz produzido seja o do tipo 1, com uniformidade de cor e formato, o que assegura uma boa receptividade no mercado consumidor.

Distribuição

As sementes serão distribuídas aos produtores dos perímetros irrigados de Propriá, que incluem o próprio município e ainda os municípios vizinhos de Telha e Cedro de São João; o perímetro de Cotinguiba/Pindoba, que envolve parte do município de Propriá, Japoatã e Neópolis; além do perímetro de Betume, que abrange os municípios de Pacatuba, Ilha das Flores e também parte de Neópolis, que configuram o grande polo da rizicultura em Sergipe.

“A ação atinge o aspecto da produção, com a assistência técnica da Emdagro oferecendo suporte para orientar os produtores a conseguirem maior produtividade, o oferecimento das sementes certificadas como garantia da qualidade do produto que será colhido, além da assistência para uma boa comercialização através da participação da Conab. Ou seja, buscamos contribuir em todos os aspectos da produção”, disse o secretário, ao informar que os produtores que primeiro receberam são os que adiantaram os preparativos com o manejo e preparo do solo para receber as sementes.

Novas Conquistas

O agricultor Carlos Augusto Pereira, que planta arroz há mais de cinco décadas, enfatizou a importância do apoio oferecido pelo Governo do Estado. “Antigamente, antes de receber estas sementes, nós conseguíamos uma produção de cerca de 4,5 a 5 toneladas por hectare. Hoje, com estas sementes de qualidade, nós chegamos a uma produção de 8,5 a 9 toneladas por hectare, e tem gente que conseguiu até mais. Esta é uma ação muito importante do governo para nossa região”, avaliou o agricultor que semeará as sementes recebidas hoje nos seus três hectares no povoado Serrão, em Ilha das Flores, na área do perímetro irrigado Betume.

Sustentabilidade

Já o presidente da Emdagro, Jeferson Feitosa, destacou o objetivo final dessa iniciativa do governo que é proporcionar a independência dos produtores e a sua evolução a partir da adoção de técnicas atualizadas e gerenciamento eficiente. “A partir desse trabalho que já está revolucionando a qualidade e a produtividade dos perímetros irrigados, vamos passar para um segundo momento, onde os próprios produtores já terão condições de produzir sementes de qualidade e, consequentemente, não ficarão mais dependentes das ações governamentais, elevando o nível da produção a um outro patamar”, enfatizou o presidente.

Os resultados deste programa de governo também são comemorados pelo parceleiro do perímetro Cotinguiba/Pindoba, Edson Barbosa Filho, plantador de arroz desde 1982. “Nós recebemos orientação, assistência técnica e todo o apoio para nossa organização, além dessas sementes que estão entre as melhores do país. Com isso, já temos esse resultado que representa uma grande evolução, mais ainda temos que buscar evoluir muito mais”, opinou o agricultor ao receber as sementes para semear seus três hectares.

A perspectiva de melhores ganhos e de alcançar uma melhor qualidade de vida através da produção também anima a agricultora Maria José da Silva, também do perímetro Cotinguiba/Pindoba, que iniciará nos próximos dias a semeadura das sementes distribuídas. “Eu não teria condições de comprar sementes com essa qualidade que produzirão um arroz bom. Eu só conseguiria adquirir sementes de menor qualidade que não proporcionariam o ganho que eu pretendo ter nessa próxima safra”, afirma a produtora, referindo-se à próxima colheita que ocorrerá 120 dias após a semeadura. (De verde tendo ao fundo a plantação).

Participaram dos atos de entrega de sementes representantes da Codevasf, do Sebrae, que oferece colaboração para organização dos produtores, técnicos da Emdagro envolvidos na produção nos diversos perímetros, além de representantes de cooperativas e associações dos produtores da região.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.