Semed realiza segunda etapa de curso sobre Educação Inclusiva
O tema discutido na manhã de hoje foi “A Escola Inclusiva Educando para a Diversidade”, quando os participantes foram divididos em grupos para a realização de dinâmicas, dentre elas a de localizar os centros nervosos do organismo para compreender melhor as disfunções apresentadas pelos PNEE, a exemplo das crises convulsivas. Aprenderam ainda sobre noções de neuro-psicologia e as dificuldades de aprendizagem, como a dislexia, que é a troca de letras e sílabas no ato da escrita.
“Sensibilizando os educadores quanto a necessidade de uma inclusão coerente, estaremos induzindo-os a identificação das problemáticas enfrentadas por cada aluno. Nesse processo, serão dinâmicos os encaminhamentos dos PNEE aos fonoaudiólogos, psicólogos ou psicopedagogos, caso haja a necessidade de um estreito acompanhamento clínico”, declarou a palestrante e doutoranda em Educação Especial, Rita de Cácia Souza.
Para melhor compreender as adaptações curriculares referentes ao sistema de inclusão dos PNEE, foi também promovida a troca de experiências entre os participantes, que confeccionaram materiais educativos, destinados ao exercício contínuo da memorização e do raciocínio pleno.
Segundo a especialista em Educação Especial, Rosângela Menezes, as dinâmicas engrandecem o trabalho educativo desenvolvido nas salas-de-aula, portanto devem ser exercitadas continuamente. “As atividades ultrapassam o tema estabelecido no encontro, fazendo com que sejam compreendidos os vários aspectos da debilidade, seja na área visual, auditiva ou mental”, salientou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Semed realiza segunda etapa de curso sobre Educação Inclusiva – Foto: Walter Martins