[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde de hoje um evento com o tema “Uso do Piercing e Tatuagem com Responsabilidade”, reunindo cerca de 530 alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é o de melhor informar os jovens dessas escolas sobre a utilização correta e segura de ambos os adornos.

O evento aconteceu no Caic do bairro Getúlio Vargas, e contou com a presença da secretária municipal de Educação, professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, de representantes do Ministério Público Estadual, da Secretaria Municipal de Saúde e de membros da sociedade civil.

Destinada à jovens de 25 escolas do município que freqüentam da quinta a oitava série do Ensino Fundamental, a reunião tem por objetivo implementar ações educativas nas escolas sobre a utilização destes adornos corporais com responsabilidade, alertando para a prevenção de doenças causadas pela aplicação incorreta do piercing e tatuagens.

“Os jovens podem adquirir doenças através do manuseio incorreto de agulhas, instrumentos perfurantes, em contato com o sangue. Entre as doenças mais comuns, estão as Hepatites B e C, AIDS, Sífilis, Tétano e infecções de modo geral. Muitas vezes a juventude, por falta de informação, faz uso inadequado destes adornos, por isso a conscientização é tão importante”, alerta a secretária de Educação.

O tatuador Érico Groman esteve participando pela primeira vez de um evento como esse e contou que gostou muito. “O jovem que pretende fazer uma tatuagem ou colocar um piercing deve pesquisar, saber como é o trabalho do profissional, para se sentir mais confiante, e deve esperar o momento certo para fazer, mesmo que custe um pouco mais”, explica Érico.

De acordo com a coordenadora da divisão de projetos sócio-educativos da Semed, Fátima Maynard, a idéia surgiu a partir de um convite do Ministério Público em realizar um projeto mais democrático de integração. “Primeiro tivemos a capacitação para os docentes, e agora em alusão ao Dia do Estudante, hoje, estamos realizando esse evento, com debates e implantação dessas ações, que terão continuidade. Além disso, também estamos dando início hoje à campanha contra a Hepatite B”, informa.

Para a estudante da oitava série do Ensino Fundamental, Juliane Aragão, 15 anos, esse tipo de trabalho é muito importante, principalmente porque pode tirar dúvidas sobre o assunto. “Já participei de palestras sobre AIDS, mas, sobre piercing e tatuagem essa é a primeira vez. Gostei da idéia”, diz.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.