[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Planejamento Participativo e o Projeto Político Pedagógico na Escola são os temas apresentados pelo professor Hildebrando Maia, hoje, dia 16, e amanhã, dia 17, no Curso de Formação Contínua, que vem sendo promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Semed – Secretaria Municipal de Educação -, nos períodos da manhã e da tarde, no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh).
Ontem ocorreu a palestra Rotina Pedagógica na Escola, temática ministrada por Ricardo Mariz, mestre e doutorando em Ciências Políticas, assessor da Associação de Educadores Católicos do Brasil (AEC). “Eu trabalhei a prática pedagógica a partir da rotina escolar com os diretores. Verificamos quais os principais problemas da rotina nas escolas e procuramos soluções através dos relatos dos diretores”. Mariz disse ainda que os principais problemas das escolas são o curto tempo da programação, a grande quantidade de atividades e algumas vezes o espaço, que é pequeno para a grande quantidade de alunos. “Todos os problemas podem ser solucionados, só depende de nós mesmos: professores, diretores e os alunos se empenharem para criar uma nova concepção de rotina escolar”.
Hoje quem ministrou a palestra foi o professor Hildebrando Maia, que discutiu estratégias de planejamento participativo, envolvendo a comunidade escolar na busca da construção do projeto pedagógico. “Pela manhã nós dividimos os diretores em núcleos e trabalhamos o diagnóstico da realidade do projeto pedagógico nas escolas, depois sistematizamos as visões de planejamento”, disse o professor. À tarde foram discutidas as soluções dos problemas que foram detectados pelos próprios diretores.
Ao término deste curso, no próximo dia 18, os diretores das escolas municipais terão o planejamento do ano letivo, com o objetivo de atender os desafios existentes nas escolas municipais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.