[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Serem independentes para tatear o escuro e encontrar sozinhos um alicerce que os ampare. Para que cheguem até essa etapa de locomoção, os deficientes visuais precisam, antes de mais nada, aprender a confiar em si mesmos. Ao pensar nisso, a Secretaria Municipal de Educação promove, no período de 13 a 23 deste mês, o curso “Introdução à Orientação e Mobilidade”.
O curso, que será realizado no Centro de Apoio ao Deficiente Visual – CAP, bairro São José, visa a formação dos profissionais da rede municipal no ensino da locomoção independente para os portadores de deficiência visual. A promoção é fruto de uma parceria com o Instituto de Cegos da Bahia e o Conselho Internacional para Educação de Pessoas com Deficiência Visual – ICEVI.
Os temas das palestras, ou mini-cursos, visam ilustrar noções de anatomia, fisiologia, cinesiologia, efeitos psicossociais, entre outros fatores que podem influenciar no desenvolvimento do deficiente visual e esclarecer a compreensão dos fundamentos metodológicos e práticos de conduta diária dos mesmos. Todas as palestrantes, entre elas a psicóloga, Nelma Galvão, a terapeuta ocupacional, Sheila Araújo, e a oftalmologista, Maria de Fátima Néri, são convidadas conhecidas em âmbito nacional.
A abertura do evento ocorrerá dia 13, às 8h, no auditório da Sociedade Semear, e contará com as presenças do presidente da Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais – ABEDEV, Manoel Santa Rosa, e a secretária Municipal de Educação, Rosangela Santana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.