[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal da Educação (Semed) passou a integrar este ano a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, que é desenvolvida através de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), universidades e redes públicas de Educação que queiram fazer parte do programa. Os projetos da rede são executados pelo Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino (Cefortec), integrando 19 centros que trabalham cinco áreas de especialidades.

A rede tem como principais objetivos contribuir com a qualificação docente, oportunizar a interação entre os saberes produzidos nas Instituições de Ensino Superior e os saberes adquiridos na prática em sala de aula; além do desenvolvimento de uma concepção articulada e flexível do sistema de formação.

Com esta parceria, a Semed dá, na opinião dos consultores da Rede, um passo fundamental no seu programa de educação continuada. “Historicamente a formação do professor tem sido pontual e muitas vezes realizada esporadicamente em finais de semana, apresentando resultados pouco construtivos. Por isso, a formação continuada é fundamental, à medida que proporciona aos docentes a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos à sua realidade e ao contexto social em que estão inseridos”, ressalta a professora doutora Elvira Lopes Nascimento, membro da rede Cefortec.

“Gostaria de parabenizar os professores e dizer que fico muito contente com os resultados obtidos. Essa interação entre a universidade a educação básica é fundamental, já que o conhecimento se faz através da troca, ele não tem fronteiras. Aprendemos muito aqui e queremos deixar um pouco do que sabemos”, diz Ana Emílio, professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa e também membro do Cerfortec.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.