[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Semed – Secretaria Municipal de Educação – cadastrou 40 Unidades de Ensino Fundamental da Rede Municipal para participar do Programa de Resistência ao uso de Drogas e à Violência – PROERD.
Criado nos Estados Unidos, em 1983, e desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com as Secretarias de Educação da rede pública de ensino fundamental e da rede particular, o Programa é aplicado em parcerias com as escolas. Geralmente sincronizado com o espírito da Polícia Comunitária, o programa é direcionado para crianças e adolescentes de 9 a 12 anos, sendo formado por uma estrutura pedagógica que possui como material de apoio uma cartilha padrão que será distribuída para cada aluno. Na cartilha serão estudadas 17 lições, centradas nos seguintes objetivos:
Ensinar as habilidades para reconhecer e resistir à pressão dos companheiros quanto ao oferecimento de álcool, cigarros ou outras drogas, além de outras alternativas positivas de combate ao uso das mesmas; resistir ao envolvimento com gangues; reduzir a violência, ensinando as conseqüências dos atos de vandalismo; noções de cidadania e respeito; a melhor forma de selecionar os novos amigos e o sistema de apoio; e a tomar decisões por si próprio; desenvolver a auto-estima, as diversas habilidades de comunicação, a capacidade de lidar com o estresse, os conflitos e as tensões.
As aulas serão ministradas por um policial voluntário, fardado e desarmado, de uma boa conduta profissional, ética e moral. O período de duração das aulas é de 45 minutos, uma vez por semana, durante um semestre do ano letivo. Uma atividade extra a ser integrada no currículo escolar.
Antes de instruir as crianças, o policial passou por um curso de especialização com treinamento específico, ministrado por profissionais das áreas de saúde, educação, psicologia e legislação.
Este programa está se expandindo por todo o país. Adotando uma estratégia preventiva, cuja filosofia de ação visa reforçar os fatores de proteção, em especial, os referentes à família, escola e comunidade, ele favorece o desenvolvimento da resistência em crianças e jovens ao oferecer uma variedade de atividades interativas, com a participação de grupos de aprendizado cooperativo, que foram projetadas para estimular os estudantes. Outro importante elemento do PROERD é o uso de alunos líderes naturais que não usam drogas, como modelos positivos para influenciar os demais.
As informações transmitidas aos alunos, a respeito das drogas e dos vários tipos de abordagens sobre o tema, têm o intuito de transformá-los em pessoas mais conscientizadas sobre as conseqüências do envolvimento com esse hábito destrutivo, a transformação das atitudes de um dependente químico e o perigo que circunda o tráfico de entorpecentes.
No final do curso os alunos recebem, inteiramente grátis, o uniforme – um boné e uma camiseta – que será utilizado na mega formatura, onde serão reunidos os alunos das escolas participantes do Programa, no determinado semestre letivo, seus convidados, patrocinadores e autoridades ligadas à área da Educação.
No evento, serão apresentadas as atividades desenvolvidas com as crianças junto aos estabelecimentos de ensino, como teatro, poesia, música, dança e jogral, a fim de destacar o grau de envolvimento da criança e do adolescente com o aprendizado. Nesse dia, os alunos receberão um certificado e assumirão publicamente o compromisso de resistir às ofertas de drogas.
Aos alunos que foram destaques nas Unidades de Ensino também são feitas premiações, de modo a induzi-los a cumprir as missões que lhe são atribuídas.
Desta forma a Secretaria Municipal de Educação deixa claro o seu envolvimento e compromisso com a formação dos jovens, dignificando ainda mais a sua vivência social.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.