Semed estimula escolas particulares a se engajarem na Conferência Nacional do Meio Ambiente
Durante o encontro foram apresentados aos educadores o órgão gestor do Programa Nacional de Educação Ambiental nas Escolas. Foram apresentados também alguns projetos que já estão desenvolvidos nas escolas, baseados na unificação dos trabalhos educativos realizados pelas secretarias municipais e estaduais, conselhos jovens e universidades brasileiras.
“O Ministério da Educação (MEC) tem sido o grande estimulador dos trabalhos de conscientização aplicados nas escolas. Ao serem inseridas na proposta, as unidades particulares desencadearão um acelerado processo de sensibilização ambiental, onde os alunos conhecerão vários métodos eficazes de conservação. Esses métodos serão adaptados à realidade de cada bairro”, destacou a técnica em Educação Ambiental da Semed, Fátima Maynard.
Aderindo aos trabalhos, as escolas poderão ser incluídas no Programa de Formação Continuada de Professores e Alunos em Educação Ambiental – Vamos Cuidar do Brasil, que, em parceria com o MEC, reúne o corpo escolar de diversas unidades de Ensino Fundamental, sejam elas direcionadas aos indígenas, quilombolas ou ribeirinhos, para a construção dos trabalhos educativos que serão exibidos durante a conferência.
Segundo o representante do Conselho Jovem em Sergipe, Omar Monteiro, o programa “Vamos Cuidar do Brasil” ocasionou nas escolas a união maciça dos estudantes, cujo ideal se concretizou no desenvolvimento de capacitações continuadas para o corpo docente e a criação de espaços propícios aos debates educativos.
“A Educação Ambiental se tornou imprescindível nas escolas e é por isso, que educadores de diversas instituições, unem idéias e estratégias de ensino voltadas para esta temática”, acrescentou Monteiro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Semed estimula escolas particulares a se engajarem na Conferência Nacional do Meio Ambiente – Fotos: Walter Martins