[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Discutir o processo de matrícula 2007 das escolas da rede municipal de ensino foi o principal tema do encontro realizado entre a secretária municipal da Educação, professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, diretores de alguns setores da Semed, a exemplo da Diretoria de Ensino, de Recursos Humanos e Planejamento e os coordenadores das escolas da rede.

A reunião aconteceu no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Fernando Lins de Carvalho, no bairro Siqueira Campos e foi também uma maneira de desejar a todos um novo ano cheio de muita luz e repleto das bênçãos natalinas.

Nem todas as escolas da rede possuem definidas as datas de matrículas para novos alunos, algumas já iniciaram o processo, mas o consenso único de todas as escolas, seja as de educação infantil ou do ensino fundamental, é de que os alunos que já estão na unidade tiveram a renovação imediata da matrícula.

Por conta disto, na oportunidade foram distribuídas as propostas do Calendário Escolar 2007 e outras envolvendo a ampliação do atendimento do ensino fundamental dos nove anos. “Pretendemos acrescentar mais 16 escolas neste sistema, o que totalizará 20 unidades de ensino trabalhando com o fundamental de nove anos”, acrescentou a secretária.

Tereza Cristina apresentou ainda um estudo comparativo sobre o movimento de matrícula no cenário brasileiro, da região nordeste e no município de Aracaju, focando a questão da queda de matrícula no ensino fundamental, que vem acontecendo de forma sintomática em alguns bairros da capital. “Esta problemática se dá por conta de vários fatores, dentre eles, a universalização do ensino fundamental, as medidas de distorção idade/série, a queda na taxa de natalidade e também da reconfiguração urbana”, disse a secretária da Educação de Aracaju.

Este último fator acontece, segundo Tereza, devido a opção familiar em escolher uma unidade de ensino particular, já que muitos bairros antes classificados como de classe pobre, atualmente compõem o cenário da classe média aracajuana, pois seus integrantes passaram a ter maior poder aquisitivo.

No encontro, também fora comunicado aos coordenadores que a Semed vai realizar o “I Fórum da educação de jovens e adultos”, para discutir a problemática da evasão escolar, principalmente no período noturno. “Esta é uma das nossas preocupações e por isso vamos debatê-la. Queremos contar com a presença de todos e por isso, faremos ampla campanha de divulgação”, comentou a secretária.

Tereza Cristina ressaltou ainda que para um bom resultado no combate à evasão é imprescindível o afeto e apoio da comunidade escolar, uma vez que, qualquer pai entende quando a escola está ou não cumprindo com o papel de educar.

Para a coordenadora geral da EMEF Oscar Nascimento, Denise Carvalho, a reunião foi bastante proveitosa. “A matrícula pode parecer um ato mecânico, mas envolve principalmente uma legislação, um público e o cumprimento da Lei, por isto tem de ser realmente discutida por todos”, concluiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.