[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Uso do Piercing e Tatuagem com Responsabilidade”. Este foi o tema da capacitação realizada durante toda a manhã de hoje pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Diretoria de Ensino (Densi) e da coordenação de Projetos Socioeducativos. O evento foi destinado aos coordenadores e professores de ciências das 26 escolas da rede que possuem de 4ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, com o objetivo de que sejam, junto aos estudantes, multiplicadores de toda a informação recebida sobre o assunto.

A reunião, que contou com a presença da secretária municipal da educação, professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça; e de representantes do Ministério Público Estadual, tatuadores e do Conselho Regional de Pediatria em Sergipe, aconteceu no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor José Lins de Carvalho (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos.

O encontro teve, principalmente, a intenção de implementar ações educativas nas escolas da rede municipal de ensino de Aracaju através da sensibilização dos jovens sobre a importância do uso destes adornos corporais com responsabilidade. Dentre as metas destes professores e coordenadores estão a de trabalhar o protagonismo juvenil, alertar os jovens para a prevenção de doenças, redução de danos e preconceitos causados pelo uso de piercing e tatuagem.

Parcerias

Este trabalho desenvolvido pela Semed contou com o apoio do Ministério Público do Estado de Sergipe, da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju / Coordenação de Vigilância Sanitária (COVISA), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e o Adolescente de Aracaju (CMDCA), da Sociedade Sergipana de Pediatria e do Studio Markus Tatoo.

Vários temas foram tratados no seminário, como A Campanha do uso do Piercing e Tatuagem, coordenado pelas representantes do Ministério Público, Dra. Maria Lílian Mendes Carvalho e Dra. Mirian Teresa Cardoso Machado; História do Uso do Adorno Corporal, referenciado pelo professor de Arte-Educação da Semed, Rodrigo Seixas; Prevenção quanto ao Uso Indevido do Piercing e Tatuagem, sob orientação da Dra. Silvia Maria de V.P. Cruz, do Conselho Regional de Pediatria, entre outros.

Conseqüências do Uso e Aplicação

Com relação ao uso e aplicação de piercings e tatuagens pelo adolescente, algumas importantes considerações foram colocadas. O manuseio de agulhas, instrumentos perfurantes, contato com fluidos orgânicos humanos, principalmente sangue, estão comprovadamente relacionados à transmissão de doenças, dentre elas as Hepatites B e C, AIDS, Sífilis, Tétano e infecções locais teciduais nas regiões nasal, auricular, na cavidade oral, genital e tegumentar.

“O uso destes acessórios sem responsabilidade pode gerar conseqüências graves à saúde pública e implantar situações de risco”, informou a representante do Ministério Público, Mirian Teresa.

“Depois desse seminário a escola estará mais apta a tratar dessas questões com os alunos. As reuniões com os pais e a continuidade do trabalho que vem sendo feito pela Semed ajudarão bastante no processo de conscientização dos jovens”, disse a coordenadora geral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, Maria Virgínia de Azevedo Vital.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.