[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Acontece até o final da tarde de hoje, no auditório do Instituto Luciano Barreto Júnior, o IV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação, realizado pela União nacional dos Conselhos Municipais – secção Sergipe e organizado pelo conselho de Aracaju. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está dando todo o apoio necessário para o desenvolvimento do encontro, que conta com a participação de mais de 100 pessoas de todos os cantos do Estado. A diretora de Ensino da Semed, professora Rosângela Cruz, fez parte da solenidade de abertura, representando a secretária Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

O objetivo deste encontro é discutir a gestão participativa e a importância dos conselhos, destacando o papel do conselheiro e sua representação, que tem dentre as suas funções, a de mobilizar a sociedade civil, que pode ser constituída de espaço de defesa dos interesses e coletivos de uma escola de qualidade, que requer uma visão do todo, consensuando os diferentes pontos de vista dos segmentos que os constituem.

Estão fazendo parte das discussões a mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais e Educação (UNCME) do estado de Pernambuco, Maria Iêda Nogueira, e a professora e vice-presidente do Conselho de Aracaju, Maria Virgínia de Azevedo Vital.

“A UNCME acredita que o fortalecimento dos municípios favorecerá a expansão e a melhoria da qualidade da educação básica, além da valorização do magistério, destacando a educação infantil, que é prioridade para municípios”, disse a professora Maria Virgínia. “O conselho tem fundamento no princípio de gestão democrática do ensino público, constituindo-se em instrumento de pedagogia política para o aprendizado na participação democrática”, salientou Maria Ieda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.