[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Buscando atender o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu artigo 58, que trata das “necessidades educativas especiais”, a Semed – Secretaria Municipal de Educação -, através da sua equipe de Educação Especial amplia o atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais tendo em vista favorecer esse processo.
Preocupada em atender esta clientela, a Semed fez uma avaliação a partir de questionamento de pais e educadores da rede, sobre as formas de atendimentos prestados até o primeiro semestre de 2002. Uma das solicitações foi para o retorno do atendimento aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, de comportamento e motricidade, realizado pelos técnicos em educação com especialização nas áreas de Psicopedagogia,
Psicologia e Psicomotricidade. Esse técnicos atuam na rede Municipal de Educação, na função de Suporte Pedagógico e professor.
A necessidade deste atendimento está reafirmada nas inúmeras solicitações que as escolas tem feito à Secretaria para que sejam retomados os atendimentos realizados pelos especialistas, garantindo assim, a continuidade do processo ensino aprendizagem aos alunos
que apresentam necessidades educativas especiais, numa perspectiva de inclusão social.
As crianças serão atendidas pelas especialistas Nielza da Silva Maia de Sousa, pedagoga, psicopedagoga clínica institucional; Neuza Maria Dias Mota Pinto, pedagoga, psicóloga com especialização escolar-educacional e clínica, psicomotricista, qualificação em DGD
(Distúrbios Globais de Desenvolvimento) e Rosa Maria Moura de Azevedo Souza, professora de Educação Física, pós-graduada em psicomotricidade.
As primeiras escolas a serem atendidas são: Maria Clara Machado, Marechal Henrique Teixeira Lott, Professora Maria Thetis Nunes, Professor Laonte Gama e Professora
Rachel Cortes Rollemberg. Os atendimentos serão feitos em locais específicos, em dois turnos num total de 20 crianças por profissional.
O objetivo da Semed é contribuir para que as crianças portadoras de necessidades educativas especiais ampliem as suas possibilidades de desenvolvimento intelectual,
social, reforçando a proposta de Escola Aberta direcionada para ações que resultem em um verdadeiro processo de inclusão social.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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