Semed abre inscrições para eleição do Conselho Escolar
Desde 2002, a partir da lei nº 3.074 de 30 de dezembro, foi instruída a criação do Conselho Escolar nas instituições da rede municipal de ensino. O principal objetivo do Conselho é proporcionar a gestão democrática, consolidada através da participação efetiva de todos os que fazem a escola.
O Conselho é formado por pais, professores, servidores, coordenador geral e alunos maiores de 14 anos da instituição, eleitos para um mandato de dois anos. A cada dois meses os integrantes devem se reunir para discutir questões de ordem pedagógica, financeira e administrativa.
O número de membros depende da quantidade de matrículas que a escola possui. Uma instituição com 200 alunos, por exemplo, terá um Conselho formado por sete pessoas. De acordo com a avaliação realizada pela coordenadora de Gestão Escolar da Semed, a professora Maria José Guimarães Vieira, houve um avanço significativo no que diz respeito à participação da comunidade no processo escolar, após a implantação dos Conselhos.
“Notamos uma maior participação dos pais, servidores e de toda a comunidade acadêmica de forma geral, que passou a deliberar e discutir sobre os rumos da escola”, comentou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]