[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizará, na próxima semana, o I Encontro Intersetorial de Assistência Social, com participação de técnicos que trabalham com a política de assistência para discutir o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e o Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento será realizado nos dias 8, 9 e 10 no Quality Hotel, com participação da secretária da Semasc, Rosária Rabelo, que é presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas) em Sergipe, e de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS), do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Interlagos, no Estado de São Paulo, da Universidade Federal de Santa Catarina e do Conselho Regional de Serviço Social em Sergipe.

A solenidade de abertura acontece à noite, às 19h da terça-feira da próxima semana, dia 8, com uma Conferência sobre “O SUAS e o Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente” com exposição de Beat Wehrle, que é diretor do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Interlagos em São Paulo.

Na quarta-feira as atividades serão retomadas às 9h com uma mesa redonda para discutir a NOB (Norma Operacional Básica) de Recursos Humanos e a gestão da política de assistência social, com exposição de Simone Albuquerque, diretora do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, seguindo por um debate entre os participantes.

À tarde haverá palestra sobre transferência de renda e o Programa Bolsa Família, com participação de Rosani Cunha, secretária nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social. E na quinta-feira, dia 10, haverá palestra de Beatriz Paiva, professora da Universidade de Santa Catarina, que falará sobre a intersetorialidade e a Rede de Proteção no Território. Ainda pela manhã haverá formação das oficinas simultâneas, que discutirão os sistemas de proteção básica e especial e a função dos Centros de Referência da Assistência Social, participação e controle social e o atendimento ao idoso e ao deficiente sob a ótica do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Os trabalhos terão continuidade à tarde com oficinas simultâneas, que discutirão o trabalho com a família sob a ótica do SUAS, as medidas sócio-educativas aplicadas a adolescentes em conflito com a lei, o perfil e comportamento da população em situação de rua e seus desafios e abuso e exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes. O encerramento acontecerá ao final da tarde do dia 10, com a leitura das conclusões das oficinas, que será feita pela secretária Rosária Rabelo, da Assistência Social e Cidadania de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.