Semasc realiza panfletagem no Shopping Jardins
O panfleto distribuído pela equipe técnica da Semasc esclarece que, no Brasil, 165 crianças ou adolescentes sofrem abuso sexual por dia, ou o equivalente a sete a cada hora, e alerta para o dever de toda a sociedade civil de se envolver na questão de forma a assegurar os direitos das crianças e adolescentes. A equipe técnica aproveitou a oportunidade para divulgar o número telefônico pelo qual as pessoas podem, gratuitamente, denunciar casos de violência: 0800 – 79 14 00.
Por meio deste número, o denunciante tem a opção de não se identificar, mas, optando pela identificação, todos os dados do denunciante serão mantidos em absoluto sigilo.
SEMINÁRIO
As atividades em alusão a I Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil culminarão com um seminário, a ser realizado na terça-feira da próxima semana, dia 17, com a participação da psicóloga Dalka Chaves de Almeida Ferrari, coordenadora geral e de parcerias do Centro de Referência às Vítimas da Violência do Instituto Sedes Sapientiae, do Estado de São Paulo, que falará sobre “Mobilização Social – Um desafio no Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil”.
Estas atividades marcam o 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Após a palestra, a secretária Rosária Rabêlo, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, fará o lançamento do livro “Crianças e Adolescentes em Situação de Abrigo – Um Retrato em Branco e Preto”, baseado em estudo realizado pela Semasc sobre a situação dos abrigos em Aracaju.
De acordo com as explicações da secretária Rosária Rabêlo, a Prefeitura de Aracaju elaborou o Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil, constituído em parceria com alguns setores da sociedade civil organizada e, a partir deste plano, a Semasc vem atuando com ações preventivas, prestação de atendimento especializado a vítimas com assistência psicossocial e jurídica.
PROTAGONISMO
A Semasc iniciou neste ano um trabalho preventivo nas escolas da rede municipal na perspectiva de atender a pelo menos 40% dos 76 estabelecimentos de ensino municipal da capital ainda este ano. Nas escolas será implantado o Guia Escolar, que estabelece palestras e oficinas temáticas específicas, envolvendo professores e alunos e também está sendo realizado um trabalho paralelo envolvendo equipes da área de saúde para que as vítimas possam receber atendimento médico adequado.
No encaminhamento da prevenção, a Semasc realiza atividades especiais com a participação de 210 adolescentes, tornando-os verdadeiros protagonistas na prevenção e no combate ao abuso e à exploração sexual. Durante estas atividades formou-se um grupo, que está desenvolvendo um trabalho artístico com a construção de paródias e peças teatrais com temáticas voltadas para o combate e a prevenção deste tipo de violência. Estes adolescentes estarão presentes no Seminário, a ser realizado no dia 17.
A Semasc também trabalha na perspectiva da responsabilização, que passa pela implantação dos cinco Conselhos Tutelares, cuja meta estava prevista para este ano, mas foi alcançada antecipadamente com a constituição de todos os Conselhos no ano passado. E, dentro desta perspectiva de responsabilização, a Semasc tem realizado cursos de capacitação continuada dirigidos aos conselhos tutelares e de direitos da criança e do adolescente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]