[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) sorteou novas casas que abrigarão definitivamente famílias residentes em palafitas na Coroa do Meio. Esta semana, a Semasc entregou novas casas, contemplando mais 56 famílias, que, a partir do Projeto de Reurbanização realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, passarão a ter moradia digna.

No total, são 650 imóveis construídos pela PMA em parceria com o Governo Federal de Aracaju para atender a todas aquelas famílias que residiam em condições subumanas naquele bairro. Até o momento, a Prefeitura de Aracaju já entregou 530 imóveis. Os 120 restantes deverão ser entregues mediante sorteio, à medida que a construtora for concluindo as obras.

A Prefeitura de Aracaju detectou que as 650 famílias moravam em condições insalubres nos barracos de palafitas e iniciou o processo de reurbanização do bairro. Todas as pessoas que viviam naquelas condições foram recadastradas e, além disso, foram alugadas casas temporárias para que elas pudessem ser transferidas até que o projeto fosse efetivamente concluído.

O último sorteio, o 15° da série que contemplou as 56 famílias, foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social Benjamin Alves de Carvalho. Estiveram presentes ao sorteio, além das famílias contempladas, a diretora de Assistência da Semasc, Edivaneide Souza Paes Lima, a coordenadora do Programa de Provisão de Acolhida da Semasc, Graça Oliveira, e a equipe técnica da Fapese.

Na oportunidade, a diretora de Assistência falou sobre a importância daquele projeto para a comunidade, alertando para as cláusulas do contrato de concessão de direito real de uso a título não oneroso, que é assinado pelas famílias contempladas, observando que a família jamais poderá transferir o imóvel para terceiros. Edivaneide observou ainda que a Prefeitura pode rescindir o contrato a qualquer tempo quando constatado que o imóvel tem outra destinação senão o de abrigar as famílias contempladas.

Neste momento, a PMA formata o calendário de mudança das famílias contempladas. De acordo com a coordenadora do Projeto de Reurbanização da Coroa do Meio, Vera Lúcia Alves França, as novas casas significam qualidade e melhoria de vida para famílias da comunidade. “O projeto de reurbanização da 4ª etapa da Coroa do Meio visa à integração social voltada para o sistema habitacional” afirma a coordenadora.

Além da Prefeitura de Aracaju, participam deste projeto a Caixa Econômica Federal, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese). As famílias contempladas não escondem a satisfação e agradecem à Prefeitura pela iniciativa. Ansioso, José Carlos Santana, 28, vibrou ao assinar o contrato. “Morar em uma casa melhor é uma vitória conquistada. Temos que agradecer à Prefeitura de Aracaju por essa oportunidade”, vibra ele. Ariovaldo Alves dos Santos, 45, também não escondeu a emoção. “Só em pensar que antes morava em uma favela, já é uma conquista. É muito importante para mim. Todos desejam morar em uma casa agradável. Vai ser melhor”, comenta satisfeito.

Emocionado, Romildo Rodrigues Vilar, 34, espera ansioso fazer a mudança para a nova moradia. “Foi grande a expectativa por este momento”, diz. Já Merivaldo dos Santos, 34, se diz emocionado por participar do sorteio. “Espero uma moradia digna, pois da forma que eu vivia antes era muito ruim. Agora que vamos receber uma casa nova, vai ser muito bom. Temos que agradecer à Prefeitura de Aracaju por proporcionar moradia melhor com qualidade para nós, que precisamos”, complementa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.