[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o intuito de desenvolver o protagonismo juvenil, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou o I Encontro Municipal da Juventude, que reuniu 500 adolescentes atendidos pelos programas sociais da Prefeitura de Aracaju na perspectiva de oferecer cidadania a jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. O Encontro foi marcado por uma grande gincana cultural com a participação de nove grupos de jovens, que integram os programas Agente Jovem, Jovem Aprendiz, Viver Legal e Criança Cidadã.

O evento aconteceu durante todo o dia de ontem na Associação dos Funcionários da Caixa Econômica Federal, em Aracaju. Os grupos decidiram discutir propostas que, viabilizadas pelo poder público, deverão contribuir com a melhoria de vida de cada cidadão aracajuano, uma atividade ímpar, que certamente contribui para elevar a auto-estima destes adolescentes e inseri-los no contexto sócio-educativo.

Os próprios adolescentes se dividiram em nove equipes, cada uma com a responsabilidade de articular diferentes dinâmicas e, ao final, apresentar propostas. Os temas escolhidos pelos próprios adolescentes estão relacionados à vivência deles na comunidade: saúde, educação, segurança pública, esporte, trabalho e cultura predominaram, entre os temas debatidos nos grupos.

Para defender suas propostas, eles confeccionaram cartazes, panfletos, folders e construíram emboladas (uma disputa em forma de versos acompanhada por pandeiro). O clima de alegria predominou entre os participantes, que durante todas as atividades foram acompanhados por educadores sociais e pela equipe técnica da Semasc. No momento das apresentações, não faltou criatividade. E, ao final, as melhores equipes foram contempladas com medalhas de ouro, prata e bronze.

Os adolescentes não esconderam o entusiasmo com a iniciativa da Semasc. Demostrando felicidade, Edilna Hora dos Santos, 16 anos, do Programa Agente Jovem, comenta o evento. “O I Encontro nos dá a oportunidade de melhorar nossos dias. Agradeço a oportunidade que a Semasc nos concedeu para podermos desabafar”, comenta. Lucival Castro Oliveira preferiu comemorar os resultados. “É uma grade oportunidade que tivemos para tornar conhecido nossas criatividades. Melhor ainda é vencer em primeiro lugar, como fomos. Isso é muito importante para todos nós”, comemorou.

Até mesmo quem não conseguiu a classificação ficou feliz por ter a oportunidade de participar do evento. As adolescentes Vanessa dos Santos Monteiro, 17 anos, e Marília fontes Silva, 17 anos, do Programa Agente Jovem, não se intimidaram em defender suas propostas. “Não conseguimos a classificação. Mesmo assim agradecemos a iniciativa da Semasc em mais uma tarde de atividades, que viabiliza tudo aquilo que desejamos: o que há de melhor para todos nós. Essa foi a oportunidade que recebemos para reivindicar os nossos direitos”, afirma Vanessa.

Participando da equipe que conquistou a segunda colocação, Breno Santos da Silva, 15, não economizou palavras para explicar o que sentiu durante a gincana. “Hoje foi o dia que desabafei tudo que tinha para falar”, comenta. Entusiasmados, Pierre Santos Oliveira, 16 anos, e Patrícia Alves dos Santos, 16 anos, participaram da equipe que garantiu a terceira colocação na gincana. Felizes, eles falam sobre a emoção em participar das atividades. “Estou muito feliz por ter participado. É uma emoção contagiante estar aqui em um evento de fundamental importância para todos nós”, ressalta Pierre.

A secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabêlo, acompanhou de perto as atividades e destacou a importância de eventos desta natureza para a socialização de jovens que antes tinham apenas as ruas da cidade como alternativa de lazer. “Nós temos proporcionado aos jovens, que participam dos nossos projetos sociais, este tipo de atividade para que eles possam participar também da vida política do nosso município. Nada melhor do que a juventude para elaborar propostas e construir políticas que beneficiem a própria juventude. Vimos hoje a capacidade que esses jovens possuem e, quando isso é oferecido, eles participam, criam, criticam, sugerem e apontam os melhores caminhos para construir políticas, serviços e programas voltados não só para a juventude, mas também para um projeto que traga benefícios para a sociedade no geral”, analisa a secretária.

Confira a classificação das equipes:

* Primeiro lugar: Equipe composta por adolescentes do Programa Agente Jovem, do bairro Santos Dumont.
Premiação: Medalha de Ouro e um passeio para o interior do Estado.

* Segundo Lugar: Equipe composta por adolescentes do Projeto Criança Cidadã.
Premiação: Medalha de Prata e um passeio em Aracaju.

* Teceiro lugar: Equipe composta por adolescentes inseridos no Projeto Jovem
Aprendiz.
Premiação: Medalha de Bronze.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.