[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para melhorar a qualidade dos serviços desenvolvidos no Programa Viver Legal, que atende adolescentes que estão sob tutela do Poder Judiciário, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizará amanhã, dia 3, curso de capacitação dirigido aos educadores sociais envolvidos neste programa. O objetivo é avaliar o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo, a municipalização deste sistema e a execução das medidas de liberdade assistida, aplicadas pelo Poder Judiciário e, em Aracaju, colocadas em prática pela Semasc por meio do Viver Legal.

A capacitação será realizada no Instituto Luciano Barreto Junior, pela manhã a partir das 8 horas, tendo como objetivo orientar e instrumentalizar os técnicos da Semasc, conselheiros tutelares e de direitos da criança e do adolescente sobre o atendimento sócio-educativo realizado na capital pela Prefeitura de Aracaju. Na oportunidade, Edna Lúcia Gomes de Souza, gerente de Projetos da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão vinculado à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, fará uma palestra apresentando ao público a operacionalidade do Sistema Nacional de Atendimento do Programa Medidas Sócio-Educativas.

O curso também terá participação do promotor de justiça Sílvio Roberto Matos Euzébio, que ministrará palestra, mostrando o funcionamento do Programa de Medidas Sócio-Educativas e apresentando dados sobre os adolescentes que cometeram atos infracionais e que cumprem medidas através do Viver Legal. O Programa, executado pela Semasc, atualmente atende a 72 adolescentes. Já passaram pelo Viver Legal outros 47, que após cumprirem as medidas sócio-educativas foram encaminhados para outros programas sociais executados pela Prefeitura de Aracaju.

O Viver Legal oferece a esses adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas condições para que eles possam construir um percurso de desenvolvimento pessoal, garantindo o exercício dos direitos e deveres de cidadania. O Centro Especializado da Assistência Social, a ser inaugurado nesta quinta-feira, dia 2, funcionará como espaço onde será desenvolvido o trabalho de acompanhamento e orientação dirigido aos adolescentes e à família, feito por profissionais especializados. No Centro Especializado os adolescentes terão a oportunidade de participar de várias oficinas pedagógicas na perspectiva de proporcionar integração social, melhor relacionamento familiar e o interesse educacional e profissional.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.