[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Prosseguindo as atividades que fazem parte do ciclo de palestras, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou mais uma palestra enfocando prevenção e malefícios do uso de drogas. A palestra foi ministrada pelo agente da Polícia Judiciária do Centro de Operações de Policiais Especiais (COPE), Givaldo Nascimento dos Santos, na Associação de Moradores do Conjunto Bugio.

O evento promovido pela Semasc teve por objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre drogas a crianças e adolescentes inseridos no Programa Agente Jovem da comunidade do Conjunto Bugio. O evento reuniu 18 jovens que são atendidos naquele bairro.

Na programação, o palestrante explicou de forma simples e objetiva o assunto, destacando as conseqüências do uso e abuso de substâncias tóxicas, fazendo uma reflexão sobre os tipos de drogas: naturais, semi-sintéticas e sintéticas. Esse conteúdo programático permitiu que os adolescentes connhecessem de perto amostras de substâncias entorpecentes como a cocaína, maconha, crack, ecstase e anfetamina, tipos de substâncias química que causam dependência física e psíquica.

De acordo com Givaldo Nascimento, a proposta é mostrar para os adolescentes a realidade do mundo das drogas na perspectiva de preveni-los. “Esse tema é de fundamental importância porque a fase da adolescência sempre busca aquilo que não conhece e essa busca acaba gerando uma curiosidade. Então, se os adolescentes não estiverem informados sobre o uso das drogas, eles podem entrar nesse mundo obscuro”, afirma o palestrante. “Tentemos passar a informação para que eles fiquem cientes sobre o tema e o mal que as substâncias causam”, complementa.

O grupo de adolescentes ficou empolgado com a ampliação de conhecimentos promovida pelas atividades sócio-educativas realizadas pela Semasc. “Minha vida mudou para melhor depois que entrei nesse programa. Gostei muito da atividade de hoje. Todos nós absorvemos a informação passada pelo palestrante. Ele explica muito bem e adota uma linguagem que facilita a compreensão de todos nós. Hoje tive a oportunidade de conhecer algumas amostras de drogas e aprendi que não devemos consumi-las”, observa a adolescente Bruna Santos de Azevedo, 17 anos.

Durante todo o tempo, os adolescentes permaneceram atentos às instruções transmitidas pelo palestrante. A adolescente Daniela Souza Dantas, 17, comenta sobre o que aprendeu durante o tempo em que está no Programa Agente Jovem. “Antes de entrar no Agente Jovem tinha um comportamento inferior ao que possuo hoje”, analisa a adolescente. “Depois que entrei, minha vida melhorou bastante. Tenho um bom relacionamento familiar e comunitário e, durante a palestra, aprendi que o consumo de droga não faz bem para a saúde”, comenta.

O adolescente Paulo Sérgio dos Santos, 16 anos, também não esconde a emoção pela oportunidade de estar inserido no Agente Jovem. “Depois que entrei no programa, que forma multiplicadores na comunidade, minha vida mudou para melhor. Hoje aprendi que nunca devemos experimentar qualquer tipo droga. Essa informação vou passar para comunidade onde convivo”, compromete-se o garoto.

Edvaldo dos Santos de Souza, 16, é outro adolescente que, além de prestigiar o evento, se diz satisfeito com a programação do Agente Jovem. “As atividades desenvolvidas pelo programa só traz benefícios para todos nós. Agradeço muito por participar dessa programação. É um conhecimento a mais que adquiri hoje. Durante a palestra, aprendi que não devemos usar drogas e isso é muito importante. Estou satisfeito com o que aprendi hoje”, comenta.

A reação dos jovens comprova os impactos das ações realizadas no Agente Jovem, na perspectivas de transformá-los em multiplicadores de cidadania. “Pretendo passar para meus amigos que não devemos experimentar nenhum tipo de drogas. Foi a lição que aprendi hoje e pretendo passar para a comunidade em que resido”, frisa a jovem Daiane Vasconcelos Brito, 16 anos.

A coordenadora do Programa Agente Jovem, Valéria Feitosa, destaca a importância do evento. “O nosso intuito é levar para os adolescentes as informações acerca do uso e das conseqüências que as drogas causam na vida do usuário”, analisa a coordenadora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.