[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para comemorar o Dia da Criança, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) levou crianças e adolescentes ao cinema. Um grupo, formado por 70 crianças e adolescentes com faixa etária entre sete e 15 anos atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), foram levados ao cinema no Shopping Riomar e outra turma, formada por 90 crianças e adolescentes inclusos no Programa Criança Cidadã, ficaram no auditório do Centro de Referência de Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo, cujo espaço foi transformado numa sessão de cinema.

O primeiro grupo assistiu ao filme “O bicho vai pegar”, uma comédia dirigida por Jill Culton e Roger Allers, que narra a história de um Urso Pardo, que livra-se do cativeiro para viver na floresta. E a garotada do Criança Cidadã assistiu ao filme “X-Men – O Confronto Final”, uma aventura dirigida por Brett Ratner, que conta a história da descoberta da cura para os mutantes, que agora podem optar por manter seus poderes ou se tornarem seres humanos normais.

Trata-se de mais uma iniciativa da Semasc para dar cidadania a crianças e adolescentes que antes viviam em situação de risco e vulnerabilidade social. Muitas delas, sequer conheciam um shopping center e outras não tinham tido a oportunidade de assistir a um filme de qualidade e bom gosto. Ansiedade antes de iniciar o filme, curiosidade ao entrar na sala de projeção e grande expectativa diante da grande tela. Estes ingredientes marcaram a manhã desta quarta-feira destes garotos.

Emoção e curiosidade

Em ambos os ambientes, a história relatada nos filmes prendeu a atenção dos grupos, cujas crianças e adolescentes não desgrudaram os olhos da tela nem por um segundo. Tatiane Santos Gomes, 15, foi uma que ficou encantada com o filme. “Muito boa essa história porque é uma aventura e eu gosto de filmes assim. Essa atividade diferente que o Projeto fez foi ótimo porque prende a atenção da gente”, comenta. “Eu adoro o Projeto porque ele ensina muitas coisas para a gente e dá muitas oportunidades para que nosso futuro melhore”, revela Tatiane, que já está há três anos no Projeto Criança Cidadã.

“Eu adoro assistir filmes, mas nem sempre posso assistir e hoje eu adorei essa atividade aqui porque distrai a gente”, diz Alisson Michael Santos Andrade, 16, que faz parte da oficina de Percussão no Criança Cidadã. “O Projeto é ótimo. Eu mesmo, depois que entrei nele, saí das ruas onde trabalhava pegando carrego e, agora, só freqüento a escola e o Projeto. Essa vida ruim não faz parte mais da minha vida graças a Deus e ao Projeto”, desabafa.

Luciano dos Santos Vinhas, 15, é apaixonado por filmes. “Eu adoro filmes. Distrai a mente e é uma forma de sair da rotina. É bom quando o Projeto faz essas atividades porque sai da sala de aula”, complementa o adolescente que faz parte da Oficina de Serigrafia no Criança Cidadã. “Esses dois anos que estou aqui vem mudando minha vida. Antes eu ficava na rua fazendo o que não presta e hoje eu não faço mais. Venho ao Projeto aprender coisas boas que servirão para o meu futuro”, revela. Laislaine Conceição Santos Soares, 11, que integra o grupo do Peti do Centro de Referência Benjamin Alves de Carvalho, também não escondeu a emoção de estar no cinema. “Eu gostei porque foi legal. Gostei de todos os animais e aprendi que a gente tem que ajudar os amigos”, observou a criança depois que participou das aventuras do Urso Boog. “No Peti, eu gosto das aulas de dança, que é uma coisa que nunca tinha feito antes”, diz.

Mareni Alves Santos, 9, também do Peti, não escondeu a satisfação. “Gostei muito. Não vou esquecer nunca. Adorei o Urso Boog, ele é muito engraçado”, comentou ao sair da sala de projeção. “Lá no Peti, gosto muito das aulas de dança e já estou lá há três anos. Antes, eu ajudava minha mãe nas casas onde ela trabalhava, lavando louça e agora sou feliz no Peti”, comenta a garota, que não conhecia o Shopping.

Aos 10 anos, Maurício Lessa dos Santos também teve a primeira oportunidade de ir ao cinema. Emocionado, ele diz como se sentiu na frente da tela de um cinema de verdade. “Gostei muito do filme. É muito engraçado e não dá medo. O urso é bem legal”, comentou. “Gosto do Peti, das aulas de dança e arte. Tenho muitos amigos lá e já estou lá há um ano. Antes trabalhava na rua e tinha que levar R$ 5 para minha mãe em casa. Hoje, não. Eu vou pra escola e para o projeto”, comemora.

Graciela Jesus Ferreira, 12, também foi pela primeira vez ao shopping da cidade e ao cinema. Tímida, ela demonstrou medo da escada rolante no primeiro momento, mas depois relaxou e aproveitou bastante a divertida manhã. “Achei engraçado o filme e aprendi que a gente tem que ajudar os colegas e ser bom com eles, não abandonar os amigos, que também às vezes influenciam a gente para o caminho do mal”, observou. “Estou há um ano no Peti e gosto muito das aulas de arte, de dança… Tudo lá é bom. Sou mais feliz agora porque antes ficava em casa trabalhando, ajudando minha mãe”, observou.

Pela segunda vez Fernanda Sales, 9, foi ao cinema. Na primeira vez ela participou do passeio com a turma da escola e agora com a garotada do Peti do Centro de Referência Benjamin Alves de Carvalho. “Gostei do desenho por causa do ursão, que era engraçado”, revelou. “Gosto do Peti porque posso brincar, tem atividades e é melhor porque antes eu ficava na rua com meus irmãos e agora sou feliz”, comemora.

Para o educador social Anderson Cleiton Passos, professor da Oficina de Hip Hop, que acompanhou o grupo do Projeto Criança Cidadã, atividades como esta traduz em momento de socialização e de discussão. “Essas atividades lúdicas e recreativas com os educandos é uma forma de integração social já que cada um no dia a dia tem atividades diferentes no Projeto e hoje estão todos reunidos para assistir e discutir essa história do filme”, observa. “Além disso, sabemos que o cinema é uma diversão para poucos e distante para eles. Por isso optamos por ofertar a eles essa diversão cultural”, analisa o educador.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.