Semasc proporciona dia diferente a crianças e adolescentes atendidos em programas sociais
Mais de 200 crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) passaram momentos de felicidade. Um grupo se divertiu no Parque da Sementeira e o outro foi ao Teatro Tobias Barreto assistir à apresentação de “Pedro e o Lobo”, feita pela Orquestra Sinfônica de Sergipe. São crianças e adolescentes atendidos pelos programas sociais executados pela Semasc nos Centro de Referência da Assistência Social e por instituições não governamentais parceiras da Prefeitura de Aracaju.
A Orquestra Sinfônica de Sergipe encantou a garotada. “Nunca tinha visto uma orquestra. Gostei das crianças que apareceram tocando flauta e também quando Pedro capturou o lobo”, confessa Vitor Douglas Nascimento Santos, uma criança com oito anos inserida no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). “É difícil dizer o que mais gosto no Peti porque gosto de tudo. Antes de entrar no Peti, eu cuidava sozinho dos meus dois irmãos, varria a casa e lavava a louça enquanto meus pais estavam fora”, conta.
Bruno Vinicius Santos Júnior, com nove anos também do Peti ficou admirado com a arquitetura do teatro. “Gostei muito do teatro e gostei muito da flauta porque é bom. Nunca tinha entrado num teatro antes e achei muito legal”, diz. “Eu gosto do Peti porque antes de entrar no projeto eu cuidava da casa nos dias que a mãe dormia no trabalho”, lembra.
Danialinton Dias, 16 anos, do Agente Jovem, também se emocionou ao entrar pela primeira vez no teatro. “Nunca tinha vindo ao teatro. A orquestra é legal e foi a primeira vez que vi uma. Eu toco violino no projeto e achei legal ver os profissionais. Acho que um dia eu posso estar lá entre eles”, sonha.
Já no Parque da Sementeira, o grupo desfrutou de atividades diferentes e passeios inesquecíveis, uma ação que uniu o útil ao agradável a toda a garotada, que teve a oportunidade de participar desse dia recreativo. Além das brincadeiras e atividades esportivas como o vôlei, futsal, queimado e pula corda, os adolescentes receberam informações dos educadores sociais que acompanharam no passeio sobre a importância da preservação do meio ambiente, que é patrimônio público.
Rafael Oliveira da Silva, 15, entendeu bem a importância dessa preservação. “É bom a gente preservar porque somos nós que ganhamos, pois quando está limpo é mais fácil e melhor para todo mundo que quer passear aqui”, diz Rafael, demonstrando consciência. “Essa é a segunda vez que o Projeto me traz aqui e eu adoro porque o espaço é bom para a gente fazer mais atividades como vôlei e futebol… É um dia recreativo. O Projeto melhorou demais minha vida. Eu antes tinha que trabalhar pegando carrego na feira e hoje eu não trabalho mais nem fico nas ruas: só estudo e vou ao Projeto”, revela.
A adolescente Fabiana da Conceição Ferreira, 16, aproveitou o passeio para descansar e se distrair já que está grávida de oito meses. “É bom sair um pouco do Projeto. Aqui estou relaxando nesse lugar lindo e rindo muito com as brincadeiras que meus colegas estão participando. O Projeto sempre faz essas atividades diferentes e é muito bom”, observa a adolescente, que também faz questão de dizer como foi importante o apoio da equipe do Projeto nessa fase de sua vida. “Eles (os educadores sociais) me dão muito conselho e apoio nessa minha gravidez porque é uma fase complicada e lá estou sendo bem recebida e orientada. Além disso, aprendo várias coisas que antes não sabia”, observa.
Rafael Santos, 14, aproveitou o espaço do Parque para fazer o que ele mais gosta: andar de skate. “É o meu esporte preferido e nem sempre eu tenho um espaço grande assim para brincar. Eu adoro quando o Projeto leva a gente para lugares diferentes porque a gente fica mais feliz e se diverte mais. Eu aproveito tudo o que o Projeto me dá”, comenta. “Antes eu trabalhava pegando carrego e depois que entrei nele eu não faço mais e isso foi bom porque eu passei a brincar mais e estudar também”, comenta Rafael.
Lucicleide Santos Silva, 15, também não ficou parada um segundo e aproveitou para brincar de tudo. “É bom. Um dia diferente. A gente fica mais alegre porque faz coisas diferentes. Eu mesma tinha muito tempo que não brincava e hoje brinquei bastante”, observa. “Só tenho cinco meses no Projeto e já percebi o quanto ele é bom. E esse passeio é bom para eu ficar mais enturmada com meus colegas. O Projeto é bem legal estou aprendendo capoeira e é muito legal”, complementa.
A coordenadora do Projeto Criança Cidadã, Carla Vanessa Dória, acompanhou a garotada no Passeio e destaca a importância de realizar essas atividades diferentes, que deixam todos os adolescentes felizes. “É um dia de lazer, de integração entre eles num ambiente maravilhoso. É um dia de descontração entre os educandos e educadores. Além disso, à medida que estamos nos divertindo, estamos conscientizando eles sobre a importância de preservar esse ambiente”, observa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Semasc proporciona dia diferente a crianças e adolescentes atendidos em programas sociais – Fotos: Ascom/Semasc