[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de incentivar a leitura entre crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou a III Feira do Livro, no Centro de Referência da Assistência Social João Oliveira Sobral, numa campanha para arrecadação de livros junto à comunidade do bairro. Crianças e adolescentes atendidos pelos programas sociais executados pela Semasc se engajaram na campanha e arrecadaram aproximadamente 300 livros, que serão destinados à criação da biblioteca daquele CRAS.

“Nosso objetivo é conseguir criar um elo entre as crianças e os livros, para que eles aprendam desde cedo a importância da leitura na vida de todos”, ressaltou o diretor do CRAS, Marcos Aurélio Andrade Gonçalves. De acordo com ele, o projeto foi uma idealização do próprio grupo inserido no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). “Nasceu a idéia e hoje estamos realizando a terceira edição com muito sucesso e, com certeza, alcançaremos nosso objetivo”, completou o diretor.

Para Marcos Aurélio, saber que as crianças estão correspondendo ao projeto é algo que engrandece todos os funcionários do CRAS e confirma a realização de um trabalho entendido por todos. “Fico muito feliz em saber que eles estão entendendo o recado. Tanto que, antes das aulas, eles mesmos pegam os livros e começam a ler”, ressaltou.

A terceira edição contou com a participação de crianças e adolescentes atendidos pelo Peti e Programa Agente Jovem, que participaram ativamente, criando até maquetes. “Isso é um incentivo e estimula muito a prática da leitura, além de demonstrar a vontade de aprender de todos os jovens que se engajaram e participaram ativamente dos projetos e da construção desse evento grandioso e importante que é a Feira do Livro”, destacou a coordenadora do Peti, Elze Melo Barreto.

A campanha foi marcada por grande entusiasmo. Larissa Rayane Almeida de Souza, 12, integrante do Peti, por exemplo, arrecadou o maior número de livros: 136. “Eu ia de porta em porta e explicava que a campanha era para a criação da nossa biblioteca e todos os meus vizinhos gostavam da idéia e participavam”, destacou. Larissa aprendeu a gostar de ler a partir das ações desenvolvidas pelos educadores sociais no CRAS. “Não me vejo mais longe dos livros. Quando estou com os livros, parece que vivo em outro mundo”, completou.

Diversas pessoas estiveram presentes e acompanharam de perto o desenrolar do evento. Adolescentes que já passaram pelos programas sociais da Semasc também participaram do evento do CRAS. Eles formaram a Companhia Dramática de Produções Artísticas (Comdrapa) e encenaram o espetáculo ‘Lições de Sabedoria’, montado a partir do Projeto ‘Minha Vida Tem História’, que culminou com a edição de um livro que relata a experiência de vida de dez idosos.

Dois personagens retratados no Projeto Minha Vida tem História também participaram da atividade do CRAS: Leopoldo Andrade e a professora Maria Marques, que acompanharam atentamente cada detalhe do espetáculo. A professora aposentada ressaltou a importância da leitura para a sociedade. “Vocês, jovens, são o futuro. Precisamos nos qualificar ao máximo e não podemos fazer isso sem a leitura. A leitura é o grande saber que levamos para toda nossa vida”, disse.

Ao receber o carinho de todos os presentes, a professora, emocionada, agradeceu. “Me sinto muito feliz por receber uma homenagem de crianças maravilhosas como vocês. Estão todos de parabéns por essa festa linda ,que engrandece ainda mais a nossa cultura”, complementou.

Para Leandro Santos Silva, 16, integrante do Peti, “a leitura é o caminho para dias melhores e a Feira do Livro vem dar sua contribuição significativa para que, não só os jovens, como todos da família, possam adquirir o interesse pela leitura”. Nesta interatividade, Leopoldo Andrade comemorou. “O estudo é muito importante e é ele quem cria homens de bem e a perspectiva de um futuro melhor”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.