[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Amanhã, dia 27, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realiza a II Feira do Livro, com o objetivo de despertar o interesse pela leitura entre as crianças e adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A Feira do Livro acontece a partir das 14 horas, no Centro de Referência de Assistência Social João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont.

O objetivo da Feira é incentivar estas crianças e adolescentes à prática da leitura e aumentar o acervo de livros existente nos Centros de Referência onde o Peti é executado. A Feira do Livro acontecerá em quatro momentos.

No primeiro momento, as crianças e adolescentes estarão mobilizadas para arrecadar doações de livros, que já vem sendo feita a partir da mobilização das próprias crianças e adolescentes, que distribuem panfletos na comunidade para conseguir um maior volume de livros. No segundo momento, será feita uma dramatização de histórias de vivências reais ou fictícias contadas pelos próprios adolescentes.

Já no terceiro momento haverá a participação das famílias do público atendido, que, juntamente com as crianças e os adolescentes, vão contar suas histórias pessoais. Por fim, as crianças e adolescentes participam de um bingo, quando serão sorteados vários brindes de material escolar.

Para Vilna Maria Andrade, diretora do Centro de Referência de Assistência Social João Oliveira Sobral, não há um momento melhor para essas crianças e adolescentes enriquecerem seus vocabulários. “É um crescimento cultural. Vamos incentivar a leitura e envolver a família para que eles possam ler mais, pois a leitura aumenta a integração social entre eles”, observa.

A Feira do Livro, que é parte do trabalho desenvolvido pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) no fomento à leitura, objetiva que eles descubram um mundo novo entre as páginas. Além dessa atividade extra cultural, o Programa disponibiliza oficinas sócio-educativas, onde eles têm acesso a aulas de artes e de cidadania, que ajudam essas crianças e adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social a compartilharem e aumentarem seus conhecimentos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.