[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Cerca de 40 crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio do Projeto Criança Cidadã, vivenciaram nesta quarta-feira, 29, uma verdadeira aula prática de história em vários pontos turísticos de Aracaju. Na oportunidade, elas conheceram os pontos turísticos da cidade e a importância histórica de cada um deles, aproveitando o momento das comemorações alusivas ao 151º aniversário da capital sergipana.

As crianças e adolescentes visitaram a Colina do Santo Antônio, onde apreciaram a linda paisagem da cidade e aprofundaram seus conhecimentos históricos, na prática, sobre o primeiro bairro de Aracaju, o Santo Antônio, que foi o ponto inicial para a construção da capital sergipana. Algumas crianças e adolescentes conheceram pela primeira vez o local, a exemplo de Fabiana da Conceição Ferreira, 15. Ao ver a Colina, a adolescente não conteve a emoção. “Foi ótimo esse passeio. Eu não conhecia o alto da Colina. Conheci a Casa das Freiras que nem sabia que existia”, observou, admirada. “Nós adquirimos muito conhecimentos e nos divertimos bastante”, revela a adolescente que está no Projeto há um ano. Neste período, ela percebe mudanças que o programa proporciona em sua vida. “Antes, minha vida não tinha graça. Agora vou à escola e ao projeto, onde participo da Oficina de Dança e aprendo várias coisas. Minha vida mudou totalmente”, comenta.

A garotada também passeou pela orla do bairro Industrial, visitou o centro histórico onde estão erguidos os mercados da capital, a Ponte do Imperador, o Calçadão da Praia 13 de Julho e a orla marítima. O educador social José Carlos dos Santos acompanhou as crianças e adolescentes e passou várias informações sobre as grandes transformações que a cidade de Aracaju sofreu nos últimos anos. “É importante não só o passeio como também essas informações para que eles tenham conhecimento sobre a cidade que mora e aprendam a história da cidade, que serve também para a formação escolar”, observa o educador. “Além disso, há uma integração entre eles e a auto-estima dessas crianças e adolescentes. Como conseqüência, melhora seu desempenho”, diz o educador.

A adolescente Priscilla Alves dos Santos, 16, que como os demais trabalhava para ajudar nas despesas da casa, ficou impressionada com a transformação da cidade ao ver o mapa de Aracaju. “Estou conhecendo o que foi Aracaju e o que é hoje e isso é muito bom porque adquirimos conhecimentos e passeamos”, diz a adolescente ,que adora o Projeto. “Tem um ano que estou no Projeto e já mudou bastante minha vida. No Projeto tive a oportunidade de conhecer os meus direitos e várias coisas diferentes. Antes minha rotina era outra, trabalhava vendendo frutos do mar na praia e isso era ruim porque atrapalhava meus estudos. Agora só estudo na escola e no Projeto onde também aprendo outras atividades”, revela Priscilla. Outro adolescente que ficou encantado com a exposição da cidade foi André Yago Batista, 16, que não desviou sua atenção das explicações dadas pelo educador social. “É muito bom. Aqui estou aprendendo a história de Aracaju na prática e isso é ótimo já que aprendemos a teoria no Projeto. O mapa de Aracaju mostra como a cidade era e é muito interessante”, diz o adolescente com um olhar de curiosidade.

As crianças e adolescentes fazem parte do Projeto Criança Cidadã e são atendidos pela Semasc no Centro de Referência de Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite, onde participam de atividades sócio-educativas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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