[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A secretária de Assistência Social e Cidadania do Município, Rosária Rabelo, e técnicos da Semasc participaram de reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), comissão que engloba gestores da assistência social dos municípios sergipanos e que se reúne periodicamente para discutir o aperfeiçoamento da assistência social enquanto política pública. Na pauta estava a reorganização dos abrigos para crianças e adolescentes, assunto que será debatido no próximo dia 29, com o Ministério Público Estadual.

O objetivo da reunião foi apresentar uma proposta para a reorganização dos 15 abrigos existentes em Sergipe, sendo que 11 destes estão localizados em Aracaju. A comissão destinou uma equipe identificada como Câmara Técnica, composta por um representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), um do município de Boquim, um de Japoatã e dois técnicos da Secretaria de Estado da Inclusão Assistência e Desenvolvimento Social.

Dentre as propostas apresentadas pela câmara técnica está a realização de estudo para o mapeamento dos abrigos em todo o Estado. Este estudo apresentará a localização exata dos atuais abrigos instalados na capital e no interior. A partir do mapeamento, será redefinida a distribuição dos abrigos, através de georeferenciamento por regiões, visando a oferta de serviços regionalizados, facilitando o acesso as instituições de abrigo para o público do interior.

Outra proposta aponta para os abrigos regionalizados que contarão com o co-financiamento estadual na Proteção Social Especial de Alta Complexidade, além da implantação do Programa Família Acolhedora na capital e no interior. Foi sugerido ainda, uma visita às cidades de Franca, município de São Paulo e a Belo Horizonte, em Minas Gerais. Nestes locais, existem experiências exitosas do Programa Família Acolhedora. “Podemos buscar as idéias e trazê-la para nossa realidade”, afirmou a coordenadora de Planejamento e Gestão do Sistema Único da Assistência Social (Coplan/SUAS) da Semasc, e integrante da câmara técnica da CIB, Cristiane Ferreira.

Na avaliação da secretária Rosária Rabelo, a reunião foi bastante positiva. “Nós conseguimos traçar diretrizes para que possamos apresentar ao Ministério Público”, ressaltou. “Também encontramos subsídios para discutirmos na Conferência Estadual de Assistência Social, para que possamos criar uma política de assistência social efetiva para todo o Estado”, destacou a secretária Rosária Rabelo. “A reunião foi muito boa e estamos conseguindo fechar propostas conjuntamente com os outros municípios e isto é muito importante para a consolidação da política de assistência social no estado”, ressaltou Cristiane Ferreira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.