[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Através do Projeto Criança Cidadã, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) vem resgatando meninos e meninas das ruas de Aracaju. Atualmente, 38 jovens estão sendo atendidos pelo Projeto, que oferece, entre outros benefícios, instrumentos para que adolescentes em situação de vulnerabilidade social possam enfrentar e vencer os desafios do mercado de trabalho. A principal destas ferramentas é o Curso de Informática, iniciado no último dia 14.

“Eu nunca peguei no computador e estou pegando agora. Aqui no Projeto eu estou tendo muitas oportunidades que antes eu não tinha”, comenta Rogério Pereira de Souza, 15 anos, que antes de ser integrado ao Projeto vendia doces e lavava pára-brisas de carros. “Agora eu venho para cá e aprendo coisas boas que vão me ajudar a arrumar um emprego bom. Por isso, estou me dedicando a esse curso”, complementa Rogério, entusiasmado.

Além de Rogério, outros jovens aprovam a iniciativa da Semasc. “É a primeira vez que faço um curso de informática. Eu sempre tive vontade de fazer, mas não tinha oportunidade. Agora eu estou tendo e abraçando essa chance porque eu sei que esse curso vai ser muito importante para mim”, acredita a adolescente Shirleide Campos Passos, 17 anos.

Mayana Mendes dos Santos, 15 anos, pretende dar continuidade ao processo de aprendizagem. “Esse curso é apenas o primeiro. Eu pretendo fazer mais cursos já que é muito importante informática hoje em dia. Aqui no Projeto eu dei o primeiro passo já que eu estou tendo essa oportunidade que eu nunca tive. Agora só quero me dedicar e aprender tudo, principalmente a digitar bem rápido”, revela.

As aulas de informática estão acontecendo três vezes por semana, nos períodos da manhã e tarde, no Centro de Referência Especializado da Assistência Social Professor Gonçalo Rollemberg Leite, localizado no bairro José Conrado de Araújo. O curso terá duração de três meses e meio e vai oferecer noções básicas em Windows, Word, Excel e Power Point.

A instrutora de informática Elisângela dos Santos explica que há uma metodologia especial voltada aos adolescentes que participam do Projeto. “Em todas as aulas temos a parte teórica e prática para que os adolescentes possam compreender mais e ter um melhor conhecimento do computador em geral, já que muitos nunca manusearam um computador”, diz Elisângela. “O desempenho deles está sendo muito bom. Eles são muito interessados e querem aprender todos os detalhes e isso é excelente porque eles estão compreendendo que o curso básico hoje é fundamental no mercado de trabalho”, conclui.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.