[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A terceira versão do Projeto ´Minha Vida Tem História´ será lançada hoje, quarta-feira, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). A solenidade de lançamento será iniciada às 16 horas, no Teatro Tobias Barreto, e contará com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira. O Projeto ´Minha Vida Tem História´, concebido pelo jornalista Amaral Cavalcante e apoiado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Semasc, retrata a história de Aracaju pela ótica das pessoas idosas atendidas nos programas sociais executados pela Semasc por meio dos Grupos de Convivência existentes em diferentes bairros da cidade.

Na segunda versão do projeto, os idosos narraram suas histórias, baseadas na trajetória de vida de cada um dos dez idosos selecionados no projeto, e, nesta terceira versão, as histórias que foram publicadas em livro serão encenadas por jovens egressos dos programas sociais realizados pela Semasc para atender adolescentes, que viviam em situação de risco e vulnerabilidade social. Estes adolescentes participaram dos Programas Agente Jovem e Jovem Aprendiz, dedicaram-se à arte dramática, revelaram-se talentosos na Oficina de Teatro do Programa Agente Jovem e participaram, após passarem pelo Jovem Aprendiz, do Curso de Monitoria oferecido pela Semasc para viabilizar acesso ao mercado de trabalho para estes jovens.

Incentivados pela equipe multidisciplinar da Semasc, eles criaram a Companhia Dramática de Produções Artísticas (Comdrapa) e estarão encenando o espetáculo Lições de Sabedoria, baseado nas histórias narradas pelos idosos inclusos na segunda versão do Projeto Minha Vida Tem História. O espetáculo marcará a execução da terceira versão deste Projeto. O espetáculo será encenado na tarde de hoje e, durante o período de seis meses, percorrerá dez escolas públicas mantidas pela Secretaria Municipal de Educação e 10 Centros de Referência da Assistência Social, mantidos pela Semasc.

A idéia da peça é resgatar as histórias vividas por idosos que participaram do cotidiano de Aracaju, fazendo com que sirvam de lição e passem um pouco de sabedoria para os jovens inseridos nos programas sócio-educativos da Semasc e para alunos matriculados na rede oficial de ensino do município de Aracaju. “O idoso é um livro vivo que está disponível para nos passar todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos de vivência”, ressaltou o ator Rivaldino Santos, diretor da peça e coordenador da Oficina de Teatro dos programas sociais da Semasc.

Com um elenco composto por sete jovens que passaram por projetos sociais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, a peça contará a história de cinco idosos, abordando a trajetória percorrida pelos personagens. “Tem um que saiu do Piauí e veio seguindo com a família atrás das frentes de trabalho, sempre buscando melhores condições de vida. Isso é magnífico porque podemos contar, também, a história da trajetória de vida do povo nordestino”, disse Rivaldino Santos. Mas os tradicionais temas sociais não poderiam ficar de fora. “Nossa intenção é causar rebuliços e mexer com o imaginário das pessoas, fazendo com que elas acordem para os problemas sociais e possam fazer sua parte”, frisou o diretor.

Os jovens revelados artistas pela Semasc não escondem a emoção pela oportunidade. Para Aislan Santos Nascimento, foi através dos programas sociais da Semasc que ele descobriu o amor pela dramaturgia. “Foi lá que encontrei a minha vocação e pude dar início ao meu sonho. Esse é um momento mágico e fico muito emocionado”, comentou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.