[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para melhorar a integração e estimular a troca de conhecimentos entre educadores que trabalham no Programa Agente Jovem e no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), ambos do Governo Federal, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) está promovendo encontros mensais com esses profissionais a fim de estimular o intercâmbio e discutir as ações que vêm sendo desenvolvidas em benefícios dos adolescentes inseridos em ambos os programas sociais.

No primeiro momento, os educadores do ProJovem colocaram suas experiências mostrando os trabalhos que foram desenvolvidos com os jovens inclusos no Programa e o perfil deste grupo, relatando as ações comunitárias que foram executadas nas comunidade onde o público alvo do programa reside. Esse Programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Semasc e a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), visa a conclusão do Ensino Fundamental de Jovens entre 18 e 24 anos, oferecendo, além das matérias regulares, cursos técnicos profissionalizantes e aulas de cidadania.

Já o Programa Agente Jovem, desenvolvido pela Semasc, atende adolescentes de 15 a 17 anos, e tem como objetivo transformar esses adolescentes em agentes multiplicadores de cidadania em suas respectivas comunidades. As educadoras do ProJovem adoraram a troca de experiências. “Eu achei muito interessante esse momento porque estamos trocando experiência já que o ProJovem trilha o mesmo caminho do Programa Agente Jovem, que é desenvolver ações comunitárias com esses jovens e adolescentes em beneficio da comunidade”, comenta a educadora social do ProJovem, Andréa Moreira. “Então, esses momentos devem acontecer sempre porque é uma forma da gente trocar conhecimentos e aperfeiçoar mais nosso trabalho”, diz,

A coordenadora do Programa Agente Jovem, Valéria Feitosa Andrade, e a coordenadora municipal de Ação Comunitária do ProJovem, Maria Socorro Lobato Miranda, participaram dessa capacitação, oportunidade em que puderam explicar melhor os objetivos dos dois Programas sociais, que, em algumas áreas, são desenvolvidos nos mesmos Centros de Referência da Assistência Social, tendo também objetivo único de trabalhar ações, que venham trazer benefícios para as comunidades. “Eu vejo esse momento como uma troca de experiência e uma forma de estarmos aperfeiçoando nossas ações já que em alguns bairros esses dois Programas são desenvolvidos no mesmo lugar e podemos até trabalhar em conjunto”, observa a coordenadora Valéria Feitosa.

A assistente social do Programa Agente Jovem, Janete de Rezende Souza, adorou ouvir as experiências das educadoras do ProJovem e também gostou da idéia do trabalho conjunto. “Já que são ações muito parecidas, acho que devemos sim trabalhar em ação conjunta. Esse momento aqui está sendo muito proveitoso porque estamos pensando nisso e trocando idéias para que a gente aproveite o conhecimento de cada um e para que, a partir de agora, a gente possa executar as ações de uma forma bem melhor”, analisa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.