[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e o Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) estão realizando conjuntamente uma campanha para conscientizar motoristas e usuários do sistema de transporte coletivo na capital sobre os direitos de idosos e portadores de deficiência. Hoje pela manhã, técnicos da Semasc participaram do lançamento da campanha “Eu tenho lugar de honra na educação da sociedade”, criada pelo Sindicato com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as leis que asseguram os direitos dos idosos e deficientes nos transportes coletivos.

O lançamento da Campanha aconteceu no Terminal de Integração Leonel Brizola, da Zona Oeste, contando com a presença de técnicos e da coordenadora de Assistência da Semasc, Edivaneide Souza Paes Lima, que classifica de extrema importância o respeito à pessoa idosa e ao portador de deficiência. Adolescentes atendidos pela Semasc, por meio do Programa Agente Jovem, e membros do Conselho Municipal da Terceira Idade deram sua contribuição fazendo panfletagens no Terminal de Integração com o objetivo de conscientizar os usuários sobre os direitos destes segmentos.

A presidente do Conselho Municipal da Terceira Idade, Judite Melo Santos Santana, destaca a importância da união entre a Semasc e o Sindicato para garantir o direito do idoso e do deficiente. “A somação é importante. Ninguém trabalha sozinho e a participação de todos é necessária porque a gente só pode cobrar se divulgar e conscientizar a população”, observa.

O lançamento também teve a participação de representantes do Ministério Público Estadual, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência do Estado de Sergipe, Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe, entre outros. Para a Promotora de Justiça de Defesa do Idoso e Portador de Deficiência, Berenice Andrade de Melo, esse momento é de cumprimento do termo de ajuste de conduta firmado com o Ministério Público. “Essa é apenas uma parte da campanha”, diz.

O mecânico industrial Antônio Souza Almeida foi um dos usuários surpreendidos com a panfletagem. “É muito bom estar acontecendo isso aqui porque é um esclarecimento para as pessoas sobre o respeito à pessoa idosa e deficiente. Essa iniciativa foi maravilhosa porque muitos não têm respeito a essas pessoas e, principalmente, no ônibus”, observa Antônio. A senhora Leda dos Santos, membro do Conselho Municipal da Terceira Idade, também deu sua parcela de contribuição na campanha distribuindo panfletos. “Eu sei como é difícil para nós depender desses transportes e aqui estamos tentando educar os usuários para que respeitem os idosos e deficientes”, afirmou.

A assistente social Margarida Ribeiro, que é coordenadora do Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Semasc e vice-presidente do Conselho Municipal da Terceira Idade, diz que essa soma entre os órgãos só vem ajudar esse trabalho de conscientização. “Assim facilita a conscientização, já que todos trabalham juntos e esse só é o primeiro momento da campanha. Estamos trabalhando com os usuários, além de conscientizar os motoristas, cobradores e o próprio idoso para que conheçam seus direitos”, observa Margarida.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.