Semasc e Conselho Municipal realizam amanhã VI Conferência Municipal de Assistência Social
A conferência será realizada no Centro de Convenções, e vai contar com a participação de 350 delegados que foram escolhidos nas pré-conferências realizadas nos cinco Distritos que irão discutir, debater e apontar propostas sobre a Política de Assistência Social em Aracaju. A perspectiva é reunir algo em torno de 450 participantes, incluindo os delegados escolhidos durante as Pré-Conferências realizadas nos bairros de abrangência nos cinco Distritos de Aracaju.
Para participar da Conferência Municipal, a Semasc e o Conselho Municipal da Assistência Social trarão para Aracaju renomados profissionais do cenário nacional, que possuem ampla experiência com a política de assistência social. “Os temas foram escolhidos com base no tema central e visa uma melhoria significativa nos serviços oferecidos pela Política de Assistência implantada em Aracaju”, destacou a presidente do CMAS, Lizandra Vieira. Portanto, a participação de representantes do poder público, da sociedade civil e de instituições não governamentais é essencial para estabelecer um intercâmbio de experiência e avaliar os desafios, as dificuldades e as prioridades do SUAS.
A fim de enriquecer essas discussões que nortearão a VI Conferência Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal de Assistência Social, com o total apoio da Semasc, realizou no mês de julho as Pré-Conferências Municipais envolvendo toda a população residente nos bairros da capital sergipana, nas áreas de abrangência de todos os cinco distritos de Aracaju. Foi grande o sucesso das Pré-Conferências.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lizandra Vieira, destaca o clima de expectativa em torno da Conferência Municipal. “Fazendo uma comparação com as Pré-conferências realizadas este ano e no ano de 2005, percebemos que os usuários participaram de forma intensa neste ano”, comenta Lizandra. “Nestas Pré-Conferências, eles mostraram que estão totalmente por dentro da política de assistência, fazendo uma boa análise dos trabalhos que são realizados nos Centros de Referência e Especializados da Assistência Social”, observa.
Programação
Os trabalhos da VI Conferência Municipal de Assistência Social serão iniciados amanhã, às 8 horas, e encerrados no dia seguinte, quinta-feira, com intensos debates sobre a política de assistência social. O tema central da Conferência Municipal ´Compromissos e Responsabilidades para assegurar Proteção Social pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS´, será debatido amanhã pelo conferencista Ademar Marques, membro do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Ainda amanhã , haverá debates, aprovação e a leitura do Regimento da Conferência e à tarde, a partir das 14 horas, as discussões serão retomadas em mesa redonda, abordando o tema “Dois anos de implementação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, no município de Aracaju”, tendo à frente a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, que preside o Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social em Sergipe (Coegemas/SE), a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lizandra Vieira, e o secretário Municipal de Assistência Social do município de Arauá, Valdiosmar Vieira Santos, vice-presidente do Coegemas.
A partir das 16 horas, os participantes se reúnem em grupos de trabalhos e, no dia seguinte, os trabalhos serão retomados. No segundo dia da Conferência, será iniciada a conclusão dos trabalhos em grupo, formado no dia anterior. Pela manhã, às 10 horas, Mariana Lopes Matias, coordenadora geral de Regulação de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social, vai proferir palestra, fazendo uma avaliação dos dois anos de implementação do SUAS no país. Também participará deste debate a secretária executiva da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, Márcia Gebara.
No período da tarde, a partir das 14 horas, acontecerá a plenária final, sob coordenação da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lizandra Vieira. Já às 16 horas será realizada a eleição para a escolha dos delegados que irão representar o município de Aracaju na Conferência Estadual da Assistência Social, oportunidade em que será encerrada a VI Conferência Municipal de Assistência Social.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]