[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As assistentes sociais e equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estão se preparando para as Pré-Conferências e a Conferência Municipal de Assistência Social, que vão ocorrer em Aracaju em julho. Para tanto, a Semasc está realizando oficinas de capacitação envolvendo os técnicos da própria secretaria e representantes dos Conselhos de Direito, Tutelares e representantes de instituições conveniadas.

As Pré-Conferências acontecem nos dias 17, 18 e 19 de julho e a Conferência Municipal da Assistência Social será realizada nos dias 24, 25 e 26 também no próximo mês. Este é a segunda oficina, que foi marcada por palestras, debates e oficinas com o objetivo de preparar os profissionais para os próximos eventos que vão discutir a assistência social enquanto política pública.

“Estes momentos servem para qualificar os profissionais, que necessitam de reciclagem para melhor apresentar o andamento das metas estabelecidas na Conferência de 2005. Esta será a 6ª edição da Conferência no município de Aracaju” explicou Cristiane Ferreira, Coordenadora de Planejamento de Gestão do Sistema Único da Semasc.

O intercâmbio entre os profissionais da assistência social é uma excelente alternativa e oportunidade para qualificar os serviços prestados à comunidade. “As colocações foram bastante proveitosas. Este espaço é importante para que os profissionais possam ser ouvidos e ouvir outras experiências vivenciadas por diversas áreas da assistência”, comenta a assistente social Sheila Virgínia Lopes, da Associação dos Amigos da Oncologia (Amo). “Além de contribuir para o dia-a-dia do nosso trabalho, estes debates mostram a importância de se atrelar teoria e prática, gerando uma maior responsabilidade com a profissão”, completou.

A assistente social Paula Cristina, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Gonçalo Rollemberg Leite, também falou sobre a importância da capacitação. “Este momento é onde os profissionais podem estar discutindo as metas e verificando-as para, assim, estarem preparados para os debates na Conferência”, comentou a assistente social.

Os profissionais reconhecem a importância destes momentos e se mostram bastante empolgados com a ocasião. “É importante essas oportunidades porque dão condições para ampliar os debates da conferência, além de gerar reflexão para nós profissionais”, acrescentou Maria de Lurdes Pereira, professora da rede pública estadual. “Mais do que você pensar em termos de adquirir conhecimento profissional, a troca de informação é o exercício pleno dos nossos direitos de contribuir e valorizar os meios para realizar as ações”, ressaltou Fátima Augusta Stefanini Lopes.

Maria de Jesus Conceição Pinto, conselheira tutelar, também destaca a importância do evento para as políticas públicas voltadas para o atendimento a crianças e adolescentes. “É muito importante porque muitas mães nos procuram em busca de acompanhamento especial e este diálogo com profissionais das diversas áreas da assistência nos faz discernir o melhor direcionamento para essas mães que nos procuram”, disse a conselheira.

Poliana Almeida, psicóloga do Creas São João de Deus, fala sobre a experiência adquirida nestes encontros. “Como eu sou nova na Secretaria, estes encontros são de fundamental importância para discutir as políticas sociais específicas de cada área da assistência. Ou seja, cada um aqui contribui para o crescimento do outro a partir do seu dia-a-dia no trabalho”, comentou Poliana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.