[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizará na próxima sexta-feira a Caminhada pela Paz, marcando o 18 de maio, data dedicada ao Dia Nacional de Combate à Violência Infanto-juvenil.

Os manifestantes se concentrarão inicialmente na Praça de Eventos Hilton Lopes (área dos mercados) no Centro da Cidade e seguirão em caminhada com destino à praça Fausto Cardoso, onde haverá um ato público mobilizando a população de forma a não silenciar diante de casos de violência praticados contra crianças e adolescentes.

Da Praça de Eventos Hilton Lopes, os manifestantes passarão pela Rua Florentino Menezes e pelo Calçadão da Rua João Pessoa, até alcançar a Praça Fausto Cardoso. Na Praça, haverá um ato público e, ao final, os manifestantes formarão um círculo, todos de mãos dadas, simbolizando o ´Abraça da Paz´.

Na quinta-feira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Mônica Ferreira, participará das ações do Fórum da Cidadania da Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe (OPAB/SE), que reunirá entidades da sociedade civil para debater e apresentar sugestões para o Centro de Atendimento ao Menor – Cenam. O debate será iniciado às 9 horas, na sede da OAB/SE, localizada à Travessa Martinho Garcez, 71, no Centro da Cidade.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por Lei Federal, que ganhou o número 9.970/2000. E o 18 de maio foi escolhido em memória a Araceli, uma criança de apenas oito anos de idade que, em 1973 em Vitória, no Estado do Espírito Santo, foi violentada sexualmente e, posteriormente, assassinada.

A partir da instituição do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Semasc e o CMDCA articulam manifestações conjuntamente para dizer não a este tipo de violência. Desde a semana passada, a Semasc, por meio do Programa Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil, vem realizado atividades variadas nos Centros de Referência da Assistência Social envolvendo o público atendido nos programas sociais da Prefeitura de Aracaju, na perspectiva de transformá-lo em protagonistas nas ações de combate a esta prática criminosa.

Durante a semana, a Semasc e o Instituto G. Barbosa instalaram estandes em pontos estratégicos da cidade realizando panfletagens, transmitindo informações importantes sobre a data e mobilizando a população a ficar vigilante, sempre denunciando suspeitas de ações criminosas praticadas contra crianças e adolescentes na cidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.