[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) está apoiando integralmente as Pré-Conferências da Assistência Social, que estão sendo realizadas nos bairros de Aracaju pelo Conselho Municipal de Assistência Social vislumbrando a participação popular na Conferência Municipal, a ser realizada nos dias 8 e 9 de agosto, no Centro de Convenções.

Para assegurar a participação da comunidade de todos os bairros, o Conselho Municipal de Assistência Social seguiu a divisão geográfica estabelecida pela Prefeitura Municipal de Aracaju, realizando Pré-conferências em cada um dos cinco distritos da capital. Por ser um dos mais populosos, no Primeiro Distrito serão realizadas duas Pré-Conferências, no demais acontecerá apenas uma. No total serão realizadas seis Pré-Conferências e destas já foram realizadas duas.

A terceira Pré-conferência acontecerá hoje na Escola Municipal Professor Diomedes Silva, no bairro Santa Maria, atendendo parte da comunidade residente nos bairros da área de abrangência do Primeiro Distrito. A última Pré-Conferência foi realizada para a comunidade residente na área de abrangência do Terceiro Distrito, que aglutina os bairros Grageru, Salgado Filho, 13 de Julho, Centro, Luzia e adjacências.

As Pré-conferências têm como principal objetivo motivar a participação dos profissionais dos diversos segmentos governamentais e não governamentais e usuários do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) a participarem da Conferência Municipal da Assistência Social, dando continuidade aos debates promovidos pelo Conselho Municipal e pela Semasc sobre a política de assistência social enquanto política pública, tomando por base a implantação do SUAS.

Na área de abrangência do Terceiro Distrito foram eleitos 36 delegados, dos quais 18 são representantes de organizações governamentais e 18 de não governamentais, que representarão o Terceiro Distrito na Conferência Municipal. “É importante a presença de todos nestas Pré-conferências, como também na Conferência Municipal, pois aqui está sendo debatida a política de assistência que, direta ou indiretamente, presta serviços a toda a sociedade e nós todos estamos inseridos nessa política”, explica Lizandra Vieira de Oliveira, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social. “Além disso, a implementação do SUAS e o Serviço Social vistos como política pública serão benéficos para todos nós”, completou a presidente.

Nas Pré-conferências estão presentes adolescentes, atendidos pelos programas sociais executados pela Semasc, que se mostraram satisfeitos com a interação. “É muito bom participar destes eventos. Aqui eu posso aproveitar para aprender muita coisa para minha vida pessoal e profissional e eu estou bastante feliz por ter sido escolhida delegada para representar os jovens na Conferência Municipal”, ressaltou a adolescente Thaís Esmeralda Silva Morais, 15, que participa do Programa Agente Jovem mantido pela Semasc.

Gleys Kelle dos Santos, 16, também integrante do Agente Jovem, também não esconde a satisfação por participar do evento. “Estas oportunidades são benéficas para o conhecimento de si próprio e também para conhecermos os nossos direitos e deveres. É importante para formação profissional e um grande incentivo para os estudos”, ressaltou a jovem muito feliz com a oportunidade.

Suely Maria da Silva, representante da Creche Nossa Senhora Rainha do Mundo, uma ONG parceira da Prefeitura de Aracaju na execução de políticas públicas de assistência social no Conjunto Médice, também falou da importância do evento. “É muito importante a nossa participação porque nós precisamos nos inteirar com os problemas atuais da assistência e, com isso, buscarmos, juntos, a melhoria dessas deficiências. Só assim conseguiremos suprir a necessidade da população que precisa da política da assistência”, explicou Suely.

A Pré-conferência realizada com a comunidade que reside em área de abrangência do Terceiro Distrito de Aracaju foi marcada por uma homenagem às vítimas do acidente aéreo ocorrido na semana passada no aeroporto de Congonhas quando centenas de pessoas faleceram depois que uma aeronave da TAM colidiu em um prédio da mesma empresa e explodiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.