[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Departamento de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), está realizando várias atividades educativas e de prevenção com os adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social inclusos no Projeto Criança Cidadã.

A parceria foi iniciada no mês de abril e, durante toda a tarde de ontem, nove estudantes do curso de Enfermangem da Unit realizaram um encontro com os adolescentes no Centro de Referência de Assistência à Criança ao Adolescente e a Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo, sob orientação da professora Daniela Cristina Figueiredo, que também é especialista em saúde de criança e adolescente.

Na oportunidade, eles discutiram “Saúde na Adolescência”, com destaque para a temática das drogas. Participaram das atividades cerca de 40 adolescentes, que fazem parte das Oficinas Educativas disponibilizadas pela Semasc para os adolescentes do Criança Cidadã. As palestras foram desenvolvidas por etapas. Em cada uma delas, a equipe de estudantes abordou temas específicos, a exemplo da gravidez na adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids), métodos contraceptivos e drogas.

Para a pedagoga Carla Raquel Santos dos Reis, coordenadora pedagógica do Criança Cidadã, essas palestras despertam os adolescentes sobre a problemática. “Esse trabalho vem sendo realizado desde abril, para que eles tenham esclarecimento do problema e responsabilidade também. Eles agora estão refletindo melhor e entendendo que a sexualidade não está relacionada apenas ao sexo, mas também ao conhecimento do corpo e a higiene pessoal. Além disso, eles estão aprendendo a se prevenir, que é também muito importante”, observa a pedagoga.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.