[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) dá continuidade às ações do Projeto Minha Vida Tem História, cujas atividades vêm contribuído com a formação da personalidade e ampliando conhecimentos de crianças e adolescentes atendidos pelos programas sociais executados pela Semasc nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Por meio deste projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), idosos, também atendidos pelos programas sociais da Semasc, narram suas histórias pessoais que ajudaram na formação da cultura do povo de Aracaju. O projeto já está em sua terceira versão, desenvolvido por meio de uma peça teatral encenada por adolescentes egressos dos Programas Agente Jovem e Jovem Aprendiz, que se uniram e formaram a Companhia Dramática de Produções Artísticas (Comdrapa).

O espetáculo Lições de Sabedoria é encenado por jovens egressos dos programas sociais da Semasc e foi montado e adaptado pelo ator Rivaldo Santos, educador social da Semasc, tendo como base as histórias narradas pelos idosos na segunda versão do Projeto Minha Vida Tem História, que resultou na publicação de um livro contendo textos produzidos por dez idosos inclusos nos programas sociais, que foram orientados pelo jornalista Amaral Cavalcante.

Depois que passaram pelas atividades do Agente Jovem e do Jovem Aprendiz, os adolescentes participaram do Curso de Monitoria promovido pela Semasc com o objetivo de incentivá-los e prepará-los para o mercado de trabalho. Hoje os garotos se dedicam à arte dramática e arrancam aplausos do público que assiste à peça.

Durante as apresentações, os jovens dispensam uma atenção redobrada, na certeza de que estão participando de uma atividade cultural e recreativa diferente, em interação com os grupos inclusos nos variados programas sociais da Semasc. Eles se entusiasmam durante as apresentações e, ao final do espetáculo, têm certeza que Lições de Sabedoria contribui para ampliar os conhecimentos sobre a história da cidade.

“É muito importante aprender o conhecimento destas pessoas que passaram por uma vida sofrida e que lutaram muito para sobreviver”, afirmou José Morais Santos Filho, 17, integrante do Programa Criança Cidadã, que assistiu ao espetáculo no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Gonçalo Rollembeg Leite, no bairro José Conrado de Araújo.

“Ter a oportunidade de conhecer a história destas pessoas é muito gratificante e nos ajuda a traçar nossos caminhos para que possamos escolher nosso futuro”, destacou Adílson Camilo dos Santos, 15, integrante do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), também atendido no CREAS Gonçalo Rollemberg Leite. Opinião que é compartilhada com João Victor de Oliveira Bomfim, 14, integrante do Peti. “Nossa história é contada a partir de fatos do nosso passado. Precisamos aprender com isso para construirmos nosso futuro”, comentou o adolescente.

O público que prestigia os espetáculos não é apenas composto por jovens. Os Grupos de Convivência formados por idosos também fazem parte das apresentações e interagem de forma contagiante, identificando-se com as histórias interpretadas pelos garotos da Comdrapa. “Me sinto muito feliz em saber que nossa vida é retratada com tamanho brilhantismo. É gratificante assistir peças teatrais desta magnitude. Além de podermos nos identificar com os relatos”, afirmou a aposentada Maria Carmelita dos Santos, 81, integrante do Grupo de Convivência do CREAS Gonçalo Rollemberg Leite.

O educador social, idealizador da Companhia Dramática, se emociona com a interatividade. “Essas declarações nos fazem ter ânimo e disposição para continuarmos com nossos espetáculos. O reconhecimento do público é de fundamental importância e é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com muito carinho e amor”, ressaltou o arte-educador e diretor do espetáculo, Rivaldino Santos.

As apresentações do espetáculo “Lições de Sabedoria” continuam até o final do ano. No próximo mês, no dia 13, o espetáculo será encenado no CRAS João de Deus, localizado no bairro Santo Antônio. No dia 17 no CRAS Risoleta Neves, no bairro Alto da Jaqueira, e no dia 18 no CRAS Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.