[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A situação dos abrigos em Aracaju começou a ser discutida na tarde hoje no II Encontro de Abrigos que está sendo realizado no auditório da Fapese, numa promoção da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Hoje pela manhã a equipe da Semasc participou do lançamento da Proposta Pedagógica dos Abrigos de Aracaju e do Sistema Informatizado dos Abrigos, feito pelo Ministério Público de Sergipe, por meio do Núcleo de Apoio à Infância e ao Adolescente (NAIA), com o objetivo de garantir as condições necessárias para possibilitar a reinserção familiar das crianças e dos adolescentes, que estão em situação de abrigo no Estado.

Na solenidade, a promotora de justiça Maria Conceição Figueiredo Rollemberg, coordenadora do NAIA, relatou a importância da proposta pedagógica, que se deu devido à realidade dos abrigos. A proposta pedagógica tem como objetivo fazer com que seja cumprido os princípios norteadores dos abrigos: provisoriedade, excepcionalidade e a proteção integral. Dessa forma, o abrigo estimulará a reinserção familiar das crianças e adolescentes e assim possam construir um projeto de vida.

A coordenadora de Serviço de Proteção Especial da Semasc, Silvana Santos, durante o evento apresentou a metodologia e os serviços ofertados pela Prefeitura Municipal de Aracaju para atender a esta parcela da comunidade, destacando o trabalho com a família, a convivência comunitária, as atividades complementares e a reinserção sócio-familiar, realizado em parceria com Organizações Não Governamentais. Para Silvana, são de grande importância essas parcerias firmadas entre as organizações governamentais e não governamentais. “É necessário essa articulação entre todos os órgãos que compõe o sistema de garantia para o fortalecimento da rede de atendimento à criança e ao adolescente”, analisa Silvana.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Glícia Salmeron, destacou a importância do evento. “Serve para que as pessoas absorvam o conhecimento transmitidos a partir dessas ações através de eventos dessa natureza e busque assegurar esses direitos garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, destaca.
Também participaram do evento, a diretora de Assistência Social, Edivaneide Souza Paes Lima, representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (UNIT) e da Procuradoria Regional do Trabalho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.