[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está dando continuidade ao processo de Formação de Conselho Gestor das quatro Unidades de Conservação da Natureza. Na manhã desta terça-feira, 5, foi realizada uma reunião para a formação do conselho gestor da  Área de Preservação Ambiental do Litoral Sul Sergipano (Apa Sul), localizada na praia do Abais. O evento ocorreu durante todo o dia no auditório da Escola Luz e Vida, no povoado Porto do Mato, município de Estância.

A primeira reunião para a formação do conselho da Apa Sul foi promovida no dia 20 de abril. Diversos representantes de entidades públicas e da comunidade participaram do inicio do processo, cumprindo uma determinação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que exige que o conselho gestor de uma UC seja gerido com a participação de entes da sociedade civil, Governos, entidades de pesquisa, entre outros segmentos.

A reunião desta terça identificou os representantes das entidades que serão candidatos à formação do conselho. De acordo com a responsável pela formação dos conselhos das quatro unidades de conservação, Carla Helfemsteller, algumas entidades não se apresentaram devidamente organizadas e por isso não puderam representar legitimamente o seu segmento.

“Essa condição inviabilizou que a eleição do Conselho seja realizada ainda esta semana. Pedimos a cada uma das entidades que ainda não enviaram seus legítimos representantes que atendam a essa exigência. Feito isso, a perspectiva é de que na próxima reunião já estaremos formando os membros do conselho”, explicou Carla.

Ela disse ainda que, após a eleição do Conselho haverá outros procedimentos necessários para a conclusão de todo o processo. “Iremos elaborar o Estatuto da Apa, bem como o Plano de Ação do Conselho”, esclareceu.

Representando a sua família, o ex-auditor tributário e morador há mais de 16 anos do Abais, o senhor Antenor Aguiar, destacou a importância do evento. “Eu vim somar. O Meio Ambiente é parte de cada um de nós. Não sou de entidade alguma, mas pertenço à sociedade e quero saber qual a minha parte nesse processo de formação do Conselho e como posso ajudar”, declarou.

Já o senhor Evandro Tupinambá, morador do Itaporanga e representante da Associação Comunitário Ilha Men de Sá, manifestou o desejo de ter a sua comunidade inserida na composição do Conselho. “Quero ser um dos conselheiros. Vejo que com uma gestão participativa teremos como conservar e proteger melhor às áreas de toda a Apa. Há muita degradação em torno dela e temos que cuidá-la com ajuda da população e dos governos”, revela.

Apa Sul

A Apa do Litoral Sul de Sergipe foi criada através de decreto estadual  nº 13.468 de 21 de janeiro de 1993. A sua área estende-se desde a margem do rio Vaza Barris e abrange os municípios de Estância, Indiaroba, Santa Luzia do Itanhi e Itaporanga d’Ajuda.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.