[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mediante acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) recebeu nesta sexta-feira, 2, equipamentos para instalação de nove estações telemétricas para implantar a sala de situação de alertas meteorológicos e hidrológicos e desastres naturais. Os equipamentos, que começaram a chegar, correspondem a um investimento de R$ 1 milhão.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, a aquisição dos equipamentos representa avanços na prestação de serviços à população e economia do Estado por meio da utilização da tecnologia em favor do Meio Ambiente.

“Com a instalação desses equipamentos, serão permitidos,  em tempo real, o monitoramente de eventos hidrológicos extremos, como secas e inundações, e especialmente, a previsão de cheias,  evitando  prejuízos matérias e perdas humanas”, destacou o secretário.

Equipamentos

De acordo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, os novos equipamentos que foram disponibilizados pela ANA para o uso na sala de situação são de alta tecnologia e garantia da precisão de informação sobre clima e tempo.

“Não há dúvidas de que com o suporte do material investido na área de meteorologia, o monitoramento e a previsão do tempo serão melhor acompanhados e, consequentemente, a informação mais precisa à população, a exemplo de previsão de acidentes de eventos extremos de chuvas, situação que será  alertada à defesa Civil”, afirma.

Dos recursos, além de nove estações telemétricas, foram adquiridos ainda dois televisores 55′ LCD; um projetor; uma  tela 2 x 2  metros; uma impressora multifuncional laser colorida; um Plotter;  quatro computadores, com dois monitores cada um; dois  notebooks; um  scanner automático; dez celulares; duas câmaras digitais fotográficas; um  servidor; dois HDs.

O acordo da Semarh com a ANA para aquisição desses equipamentos foram firmados este ano, em Brasília, com a participação do superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, e o diretor João Carlos.

Estações

A rede de Monitoramento de Eventos Hidrológicos Críticos no Estado de Sergipe será instalada nas seguintes áreas: Colégio Agrícola (rio Poxim); Barragem Rio Poxim (rio Poxim); Fazenda Treme (rio Cotinguiba); Caminho do Rio ( 50169500) (rio Vaza Barris); Simão Dias (rio Caiça); Própria( a ser instalada pela CPRM-PE) (rio São Francisco); Pão de Açúcar  ( a ser instalada pela CPRM-PE) (rio São Francisco); Porto da Folha (rio Capivara); e Salgado (rio Piauitinga).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.