Semarh realiza plantio de mudas nativas no rio Piauitinga
Contemplando ações de restauração florestal através do Projeto Adote um Manancial, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), membros da Sociedade Semear e alunos da Escola Municipal Anibal Freire realizaram na quinta-feira 16, um plantio de 40 mudas de essências nativas na porção 192021 do córrego da nascente do rio Piauitinga, localizado no municipio de Lagarto.
Durante ação a equipe da Superintendencia de Biodiversidade e Florestas da Semarh/SBF composta pelo biólogo Mário Sergio Barreto; o coordenador da Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul de Sergipe (APA SUL), o biólogo Paulo César Umbelino; e a engenheira agrônoma Lícia Raquel acompanharam as atividades de educação ambiental prevista pelo projeto que tem a parceria da Semarh, Sociedade Semear, Deso, Associação de moradores do povoado Taboca e a ONG Vida Verde.
“A nossa perspectiva é que o projeto possa alcançar outros munícipios, entendendo que o rio Piauitinga adentra a região de Estância e o mesmo apresenta inúmeras lacunas a serem recuperadas no que se refere a mata ciliar”, garante o biólogo Paulo Cesar Umbelino.
Para a bióloga Maili Lantyer, responsável pelas atividades de educação ambiental do “Adote um Manancial”, as ações realizadas foram bastantes siginificativas. “Além de desenvolver plantios com espécies nativas em paisagismo dentro de diversas escolas do munícipio, promovemos algumas palestras para a população local”, diz, destacando ainda que o projeto conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente para o aprimoramento de tais atividades.
Segundo o engenheiro florestal Igor Vieira, um dos responsáveis pela compilação de dados do projeto, na estação chuvosa deste ano 7 mil mudas de essências nativas foram implantadas em diversos pontos dos mananciais do município de Lagarto e até o momento as que demonstram alto índice de sobrevivência são: Hymenaea courbaril (Jatobá); Tabebuia aurea (Ipê Amarelo); Cassia grandis (Canafístula); Cedrela fissilis (Cedro); Schinus terenbentifolius (Aroeira da praia) e Erythrina velutina (Mulungú).
Avaliação
Iniciado no ano de 2007 o “Adote um Manancial” contempla ações de restauração florestal, com plantio de mudas de espécies nativas em nascentes e matas ciliares; desenvolvimento de atividades de comunicação social e educação ambiental, com a finalidade de promover a preservação do meio ambiente.
“Através do êxito obtido até o momento estaremos dando continuidade às ações deste projeto em outras regiões no Estado de Sergipe, bem como fazendo análise na recuperação de nascentes e matas ciliares”, destacou Mário Sergio Barreto, biólogo do projeto Preservando Nascentes.
- Semarh realiza plantio de mudas nativas no rio Piauitinga – Fotos: Ascom/Semarh