Semarh realiza oficina de construção do plano do consórcio público em resíduos sólidos
O município de Boquim serviu como cenário na manhã desta terça-feira, 19, para o desenvolvimento da I Oficina de Construção do Plano Intermunicipal do Consórcio Público de Saneamento em Resíduos Sólidos do Sul e Centro Sul sergipano. Secretários municipais de meio ambiente, membros de diversas áreas das prefeituras, catadores, organizações civis, e demais atores sociais desses municípios participaram do evento que construiu um diagnóstico da realidade local de seus municípios.
A oficina coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), faz parte das ações estratégicas para o fortalecimento e implementação da gestão integrada e regionalizada dos resíduos sólidos na região do Sul e Centro Sul sergipano.
“Podemos afirmar com total clareza que Sergipe avança com a Política Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Diante deste contexto podemos dizer também que o nosso estado avança na implementação do Plano Intermunicipal do Consórcio Público de Saneamento Básico em Resíduos Sólidos do Sul e Centro Sul Sergipano (PIRS), o qual, consideramos como um momento histórico”, destacou a superintendente de Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Fátima Maynard, que representou o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes.
Oficina
Durante a realização da oficina, que envolveu a participação conjunta dos 15 municípios que compõe o Sul e Centro Sul sergipano, os atores envolvidos construíram um diagnóstico que ocasionou no levantamento de problemas comuns a reincidentes com relação à geração de lixo e seu descarte, bem como ações e prioridades a serem desenvolvidas nesse segmento. Essas atividades do PIRS, executadas na Emdagro, foram articuladas pelo técnico Wellington Villar, contratado pela M&C Engenharia, empresa responsável pela coordenação e elaboração do PIRS.
“Estamos trabalhando na etapa de mobilização social e divulgação, que faz parte das atividades iniciais previstas no processo de elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Sergipe, na perspectiva de garantir institucionalização e participação da sociedade sergipana na construção de uma mudança gradual de hábitos e atitudes no tocante aos resíduos sólidos, desde a sua geração até a sua destinação final ambientalmente adequada”, afirmou Wellington Villar.
Percebendo a importância da construção de novos hábitos em relação aos resíduos sólidos, o presidente do Consórcio do Sul e Centro Sul, e atual prefeito de Boquim, Jean Carlos, avaliou a oficina de forma positiva. “Vemos que esse Plano Intermunicipal será de fundamental importância, uma vez que iremos conhecer as particularidades de cada cidade, para que possamos trabalhar dentro na nossa realidade de uma forma organizada e planejada”, comentou.
Plano
Para o desenvolvimento do PIRS do Sul e Centro Sul sergipano, a Semarh conseguiu junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) recursos financeiros na ordem de R$ 427 mil. Conforme a coordenadora do Consórcio Sul e Centro Sul, Vera Cardoso, o plano além de abranger os 16 municípios consorciados na região, deverá ser compatível e integrado às demais políticas, planos e disciplinamentos do estado relacionados à gestão dos territórios.
“Devemos pontuar que esse plano visa à proteção da saúde pública e da qualidade ambiental, o estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços. Assim como, o incentivo à indústria da reciclagem, a gestão integrada dos resíduos sólidos, como a integração de catadores de materiais recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, conforme prevê o artigo 7º da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, finalizou Vera.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh realiza oficina de construção do plano do consórcio público em resíduos sólidos – Fotos: Ascom/Semarh