[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No período de 20 a 22 de agosto acontecerá uma consulta pública para apresentação e discussão de um diagnóstico dos cenários atuais das bacias Hidrográficas do Rio Sergipe, Piauí e Japaratuba. O evento, a ser coordenado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), contará com a presença do secretário da pasta Genival Nunes.

De acordo com o diretor do Departamento de Planejamento e Coordenação de Recursos Hídricos da Semarh, Pedro Lessa, na consulta pública serão apresentados os dados referentes às características físicas e bióticas, socioeconômicas e as diversas interrelações formadas pela ação antrópicas e as demandas pelos Recursos Hídricos.

No dia 20, ocorrerá à consulta pública da Bacia do Rio Sergipe, sendo realizada em Nossa Senhora da Glória, às 9h, na Câmara de Vereadores. Já no dia 21, acontecerá à consulta pública da Bacia do Rio Piauí, que ocorrerá às 9h em Salgado, na Casa dos Jovens. E no dia 22, será realizada a consulta pública da Bacia do Rio Japaratuba, em Rosário do Catete, na Câmara de Vereadores, às 9h.

O Plano de Bacia

Segundo Genival Nunes, os Planos de Bacias Hidrográficas são planos diretores, de natureza estratégica e operacional, que têm por finalidade fundamentar e orientar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos compatibilizando os aspectos quantitativos e qualitativos do uso das águas, de modo a assegurar as metas e os usos neles previstos, na área da bacia ou região hidrográfica considerada.

“Um Plano de Bacia Hidrográfica é um documento baseado na situação atual dos recursos hídricos da região delimitada, que visa fundamentar e orientar a implementação de programas e projetos. Nele são analisadas as alternativas de crescimento demográfico; de evolução de atividades produtivas e de modificações dos padrões de ocupação de solo. Contempla, também, o balanço entre as disponibilidades e demandas futuras dos recursos hídricos, em quantidade e qualidade, com identificação de conflitos pessoais, com vistas a obtermos um plano de ações que visem mitigar e minimizar os problemas encontrados”, afirmou Genival.

Os Planos das Bacias Hidrográficas dos rios Sergipe, Piauí e Japaratuba estão sendo elaborados pela empresa contratada pela Semarh, a Cohidro Consultoria Estudos e Projetos. Eles serão uma ferramenta de gestão capaz de nortear ações voltadas para a melhor gestão dos Recursos Hídricos das três bacias hidrográficas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.