[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os óleos de cozinha utilizados para fazer fritura em estabelecimentos e residências, podem ser reutilizáveis para a produção de sabão em barra. Além de preservar o meio ambiente, ao evitar que o produto seja despejado diretamente no esgoto e conseqüentemente nos rios, o processo de reciclagem do óleo evita a obstrução das tubulações e oferece economia para quem resolver consumir o produto.

Para promover divulgar essa iniciativa, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) tem realizado por meio da Superintendência de Educação Ambiental(SQS/Semarh), oficinas de fabricação de sabão ecológico.

As oficinas têm ocorrido durante as edições do “Sergipe de Todos”, evento realizado pelo Governo do Estado que tem como objetivo levar serviço e informações aos cidadãos que residem no interior sergipano. As primeiras forma promovidas em Nossa Senhora do Socorro e no município de Boquim.

De acordo com a instrutora responsável pelo processo, Josefa Ferreira Aquino, conhecida como dona Jô, que também é funcionária da Semarh, o processo de manipulação é simples e proporciona grande valor ambiental.

“O óleo de cozinha jogado diretamente na pia prejudica seriamente o meio ambiente. A idéia com a oficina é proporcionar esses esclarecimentos à comunidade e oportunizar a economia doméstica do lar de maneira sustentável”, explica.

Danos

Cada litro de óleo despejado em pias ou vasos sanitários tem potencial para poluir um milhão de litros de água, o equivalente à quantidade que uma pessoa consome ao longo de 14 anos. Quando a gordura vai para a rede de esgoto, eleva o custo do sistema de tratamento dos resíduos. O óleo provoca ainda a impermeabilização do solo, contribuindo para as enchentes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.