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Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Educação (Seed), bem como entidades governamentais e não governamentais, participaram na manhã desta quinta-feira, 29, da primeira Oficina de Sensibilização para a IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).

A oficina, que foi realizada na Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu, na zona norte da capital, teve como ponto temático a formação de quatro grupos de trabalhos que irão subsidiar as discussões sobre o real conceito de escola sustentável.

Conforme explica a superintendente de Qualidade Ambiental da Semarh, Fátima Maynard, a CNIJMA é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltados para o fortalecimento de cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Sendo constituída a partir de seis etapas, a superintendente destacou ainda que nesse ano a IV Conferência Nacional terá como temática

“Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” constituindo-se assim em um processo pedagógico que trará a dimensão política da questão ambiental para debates realizados nas escolas e comunidades.

A superintendente enfatizou ainda que a Semarh vem apoiando a Secretaria de Educação diante deste processo. “Diante deste processo serão feitos também debates para a construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens”, afirmou Fátima Maynard.

A partir da metodologia apresentada durante a oficina para as determinações das diretrizes sobre a questão da educação ambiental nas escolas, a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação (Seed), Maria da Conceição, disse que nessa etapa serão trabalhados quatro eixos temáticos (ar, água, fogo e terra) na perspectiva de apoiar as escolas para a sustentabilidade.

“Nessa etapa a escola deverá elaborar de maneira participativa e democrática um projeto de ação que promova a sustentabilidade ambiental a partir da gestão, do currículo ou do espaço físico, traduzindo assim em materiais de educomunicação, na qual a escola deverá difundi-lo inspirando assim outras comunidades”, disse.

Maria da Conceição afirmou ainda que esses produtos de educomunicação se caracterizam na construção de hortas, na formação de compostagens, no aproveitamento das águas de chuvas bem como na captação da energia solar, em que segundo ela, esses temas serão elaborados por alunos juntamente com professores que irão promover uma intervenção socioambiental na comunidade local.

Ainda segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Seed, a IV CNIJMA será voltada para as escolas com pelo menos uma turma do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental cadastradas no Censo Escolar de 2011-INEP, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, como também escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural.

Já no final da oficina aproveitando a presença das entidades presentes bem como algumas Diretorias de Educação Regional (DRE) a coordenadora da APA Morro do Urubu, Melanie Nascimento, falou um pouco sobre a unidade de conservação.

“O Morro do Urubu abriga um dos últimos testemunhos de Mata Atlântica de Aracaju abrangendo assim uma área de 213.872 hectares, constituídos por áreas públicas e privadas”, informou Melanie, destacando que a área localizada na área urbana de Aracaju, e limita-se ao Norte com o rio do Sal, ao Leste com o rio Sergipe, e ao Sul e Oeste com as áreas urbanas da zona Norte do município.

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